Equipes da Guarda Municipal de Londrina estiveram na Praça da Bandeira, entre o Calçadão e a Catedral, e multaram 32 pessoas por aglomeração e uso indevido do espaço público. O valor da autuação é de R$ 300.

O decreto municipal nº 1.049 proíbe a utilização de áreas de lazer como lagos, parques, praças, ciclovias, pistas de caminhada e academias ao ar livre. A restrição faz parte de uma série de medidas adotadas para evitar o aumento de casos de Covid-19.

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 30 pessoas são multadas por aglomeração em praça no centro de Londrina
| Foto: Viviani Costa/Grupo Folha

A fiscalização na região central ocorreu na tarde desta quarta-feira (16). Na manhã desta quinta, ambulantes e aposentados que costumam ficar na Praça da Bandeira permaneceram em calçadas e nos espaços do entorno.

“Agora o pessoal só se espalhou. Mas a gente vê ônibus lotados, filas nos bancos, mercados cheios... Não sei se isso resolve”, disse o aposentado Adenilson Tomaz. “Eu estava só passando, não teve nem conversa. Estava todo mundo com máscara. Não tinha problema algum”, argumentou uma das pessoas autuadas.

“A praça é um descanso para os idosos. É um local público. Ele [prefeito] não pode fazer isso. Então tem que interditar o Calçadão também”, criticou outro vendedor abordado pela Guarda Municipal. Além da praça, mesas e bancos no Bosque Central também foram interditados.

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 30 pessoas são multadas por aglomeração em praça no centro de Londrina
| Foto: Viviani Costa/Grupo Folha

O uso de praças e de áreas públicas de lazer permanece proibido até a próxima quinta-feira (24). No entanto, o prazo pode ser prorrogado pelo município após nova avaliação dos casos de Covid-19.