Mais de 150 barracas ocupam avenida
PUBLICAÇÃO
sábado, 18 de julho de 1998
Lucilia Okamura 
A chamada Feira do Cincão, na zona norte de Londrina, existe há 14 anos e é formada por três segmentos de feirantes. Começa com a Feira dos Produtores e termina com a Feira Livre, de responsabilidade da Companhia Municipal de Urbanização (Comurb). No meio ficam os ambulantes que comercializam produtos made in Paraguai.
Ao todo, são mais de 150 barracas que ocupam a avenida e formam uma das maiores feiras do Sul do País, como garante o feirante José Carlos Pinto. Integrante da Comissão Geral de Feiras, ele relata que a feira começou na rua Maria Sinopoli Francovig, no conjunto Semíramis Braga com 15 a 20 barracas. Alguns anos depois, foi transferida para a Saul Elkind.
A Feira do Produtor é formada por 56 barracas, onde são vendidos hortifrutigrangeiros. A grande vantagem para o produtor é que com a venda direta ao cliente, ele recebe dinheiro na hora, observa o diretor de abastecimento da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), Valmor Venturini.
Ainda há vagas para os interessados em participar da Feira do Produtor. Venturini explica que o requisito básico, além de ser produtor, é a pessoa comercializar apenas o que é feito na sua propriedade. A secretaria faz visitas aos produtores para verificar se ele não é um atravessador, observa. A feira existe há seis anos.
A Feira Livre da Comurb reúne 75 barracas - 14 que comercializam gêneros alimentícios (biscoitos, doces, defumados, entre outros), 6 de salgados (pasteis principalmente), 54 de hortifrutigrangeiros e um de prestação de serviços (conserto de eletrodomésticos).
O assessor comercial da Comurb, Jonas Vieira da Silva, informa que os feirantes começam a ocupar a avenida às 4 horas para deixar tudo pronto às 7 horas. A feira funciona até às 13 horas, quando os barraqueiros começam a desmontar as barracas e fazem a limpeza. Ao contrário do espaço ocupado pela Feira do Produtor, não há mais vagas para a Feira Livre. Os ambulantes da chamada Feira de Importados começaram a ocupar a avenida há pelo menos nove anos, segundo José Carlos.
A Feira do Cincão atrai milhares de pessoas todos os domingos, mas não existem estatísticas oficiais. Segundo Jonas Vieira, a população de mais de 20 bairros da região norte frequentam a feira.


