Londrina - Desde o lançamento do Detran Fácil, em maio de 2011, 1.500.492 pessoas deixaram de ir aos balcões de atendimento, diminuindo a burocracia nos processos e reduzindo o tempo de espera em algumas unidades da autarquia.
Segundo a Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Detran, o uso da internet para solucionar problemas e realizar processos aumentou mais de 1.450% em três anos. No primeiro ano de uso da plataforma 6 mil serviços eram solicitados por mês. Em 2012, o número dobrou e chegou a 13 mil. Em 2013, triplicou e somou 39 mil. Em 2014, já são mais de 65 mil acessos mensais.
"As pessoas não querem perder tempo, confiam nos serviços on-line e já estão acostumadas a fazer compras, transações bancárias e até marcar consultas médicas pela internet. O poder público tem que acompanhar, é uma realidade irreversível", reforça o diretor de Tecnologia do Detran, Hugo Collodel.
Em alguns casos, os serviços on-line já respondem por mais da metade do total de processos, superando a modalidade presencial. Na emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva, por exemplo, o Detran Fácil atendeu 57% do 698.259 documentos emitidos desde 2011.
Dos motoristas que solicitaram a Permissão Internacional para Dirigir (PID) no período, mais de 71% usaram a internet. Na segunda via da habilitação, 49,5% dos processos foram digitais e não exigiram deslocamento dos condutores.
Desde o dia 11 de dezembro, o pagamento de guias de recolhimento do Detran pode ser feito também em terminais de autoatendimento para usuários que possuem cartão de débito do Banco do Brasil. Por enquanto são cinco equipamentos, um em Londrina, com a tecnologia e o Detran já prepara outros 95 até o fim do ano.(L.F.C.)

mockup