Arapongas - Mais oito pessoas de uma mesma família foram infectadas pelo novo coronavírus (Covid-19) em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina), de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (4) pela secretaria municipal de Saúde. É o segundo registro de membros de uma mesma família que testaram positivo para a doença. O primeiro caso foi divulgado no dia 1ª de junho e também atingiu oito pessoas.

Imagem ilustrativa da imagem Mais 8 pessoas de uma família testam positivo para Covid-19 em Arapongas

Nesta segunda ocorrência, a Saúde realizou o teste rápido primeiramente em paciente do sexo masculino de 54 anos, sintomático, que passou pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento), permaneceu isolado e apresentou resultado positivo. "Em investigação realizada pela Vigilância Epidemiológica, foram realizados os exames dos familiares mais próximos, sendo constatados mais sete resultados positivos, todos assintomáticos", diz nota da secretaria, acrescentando que os pacientes positivados são uma bebê de um ano, dois meninos de dois e cinco anos, duas mulheres de 25 e 50 anos e dois homens de 27 e 30 anos.

Segundo a secretaria, nenhum dos casos precisou de internamento, sete estão curados e um está em evolução para cura. "Mais uma vez reforçados a importância do isolamento social e a gravidade da velocidade de transmissão da doença. A secretaria reforça a importância de que a população siga as orientações dos especialistas, mantendo os cuidados de higiene, usando máscaras e evitando aglomerações", diz a nota.

MORTE

Nesta quinta também foi registrado o segundo óbito por coronavírus no município - é o caso de coronavírus de número 70 confirmado em Arapongas. Trata-se de um paciente de 54 anos, que tinha hipertensão como comorbidade. Ele havia sido internado no dia 26 de ano, no Honpar, com quadro de febre, tosse e dificuldade respiratória. No dia 27, foi coletada a mostra e enviada para análise em Curitiba. O paciente ficou sob cuidados médicos desde então, porém não resistiu e veio a óbito na madrugada desta quinta-feira. A Vigilância Epidemiológica realizou os testes nos familiares, sendo que nenhum deles apresentou resultado positivo.