Mauro FrassonDramaNo Jardim Bonfim, em Almirante Tamandaré, as águas do Rio Barigui invadiram cerca de 100 casas. Os moradores reclamavam a presença de técnicos da Prefeitura para aplicar vacinas e distribuir hipoclorito de sódio para limpar as residênciasA cidade de Almirante Tamandaré foi a mais atingida pelas chuvas. Na manhã de ontem outras oito casas ruíram no local, depois de a Prefeitura já ter retirado 150 moradores que ainda permaneciam no local. Todos foram levados para o Ginásio de Esportes. Na terça-feira, um desmoronamento já havia matado a dona de casa Noemia Felipe, 21 anos. Mas algumas pessoas ainda insistiam em permanecer nas casas sujeitas a desabamentos, para evitar que seus pertences fossem roubados. ‘‘Estou aqui muito nervosa com meus quatro filhos, pois o meu marido não aceitou deixar as nossas coisas e ficou para vigiar’’, contou a dona de casa Geraldina Fernandes.
No Jardim Bonfim, as águas do Rio Barigui invadiram cerca de 100 casas. Os moradores reclamavam a presença de técnicos da Prefeitura para aplicar vacinas e distribuir hipoclorito de sódio para limpar as residências. O aposentado Waldomiro Bueno da Rocha, que possui um pequeno comércio junto à sua residência, contou que teve que correr para não perder tudo, pois a ação das águas foi muito rápida. ‘‘Mesmo assim perdi o fogão, a lenha e o gás’’, reclamou. Segundo a Prefeitura, ainda na terça-feira foi iniciada a vacinação contra tétano e difteria.
O chefe do Departamento de Assuntos Comunitários de Almirante Tamandaré, Vítor Franco, disse que uma comissão da Prefeitura iria até o local na tarde de ontem para avaliar as condições do Jardim Paraíso. Franco disse, que todas as residências com risco de desabamento teriam os pertences dos moradores retirados ainda ontem, para evitar a permanência das pessoas no local.
Em São José dos Pinhais cerca de 161 pessoas ficaram desabrigadas nos bairros de Cidade Jardim e Guatupê, em que 420 sofreram danos. Na cidade de União da Vitória cerca de 20 famílias permaneciam desabrigadas até a tarde de ontem. Elas aguardavam que o Rio Iguaçu, que subiu 3,40 metros além do nível normal, baixasse para voltar às suas casas.
Em Curitiba, 130 pessoas estão desabrigadas em diversos bairros. Elas foram instaladas em abrigos públicos. (G.V.)

mockup