O juiz da Vara de Execuções Penais de Londrina e corregedor, Roberto do Valle, autorizou a transferência de 60 presos que estão nos 2º, 3º, 4º e 5º Distritos Policiais (DPs) hoje para a Prisão Provisória. Segundo o juiz, serão transferidos 15 presos de cada DP. A medida vai ajudar a desafogar a superpopulação carcerária da cidade, que ontem continuava com 312 detentos - o triplo de sua capacidade.
Roberto do Valle disse que na próxima semana pretende remover mais presos até completar o número de 180, conforme já havia previsto. Segundo ele, a prisão foi planejada para comportar 144 presos, mas o excedente de mais 36 detentos não vai criar problemas, porque as celas são grandes e bem arejadas. Roberto do Valle explicou que a transferência está sendo feita aos poucos por causa da cozinha, que estava desativada. Anteontem ele autorizou a transferência de um cozinheiro da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL) para que ensinasse cinco presos a trabalharem na cozinha, equipada com fogões e panelas de última geração.
O problema de superlotação nos DPs somente será resolvido com a construção da Cadeia Pública. Ontem uma comissão chefiada pelo presidente do Conselho de Segurança de Londrina, Jorge Coimbra, esteve visitando a obra,que está na fase de terraplanagem. O terreno fica na zona sul.

mockup