A Universidade Estadual de Londrina (UEL) realizou na tarde de ontem mais uma cerimônia especial de colação de grau. A solenidade aconteceu na Sala dos Conselhos e reuniu 15 formandos de sete cursos.
Receberam os certificados quatro formandos de Arquitetura e Urbanismo, quatro de Ciências Econômicas, um de Agronomia, um de Ciências Sociais, um de Filosofia, dois de História e dois de Psicologia. O formando de Arquitetura e Urbanismo, Alexandre Henrique Badial, fez o juramento em nome dos colegas. A formanda Flávia Veruska Buturi Monarin, do curso de Ciências Econômicas, recebeu a Láurea Acadêmica devido ao desempenho durante todo o curso, registrando média 9,18.
Segundo informações da Coordenadoria de Assuntos de Ensino e Graduação (CAE), dos 2.260 formandos apenas 398 conseguiram colar grau durante a paralisação dos servidores. Dos formandos que receberam o certificado até o momento, muitos recorreram à Justiça e outros tiveram a solicitação de integralização de curso aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UEL. Para os demais, as aulas relativas ao calendário de 2001 ainda continuam até 22 de maio.
Em seu discurso, o reitor da UEL, Pedro Gordan, pediu desculpas ‘‘pelo tumulto causado com a greve’’ e pela ausência de uma festa maior para os formandos. Ele garantiu que está tudo pronto para o reinício das aulas, na próxima segunda-feira, para todos os alunos a partir do segundo ano.
A formanda Letícia Mezzomo, que recebeu o certificado de conclusão do 4º ano de Psicologia (bacharelado e licenciatura), comentou que embora não
tenha tido prejuízos muito grandes por causa da paralisação dos servidores, passou ‘‘pela angústia de não saber quando iria terminar o curso’’. Como o seu certificado corresponde ao bacharelado e licenciatura, ela ainda tem que cumprir mais um ano de estudos para poder ‘‘clinicar’’.

mockup