Maior araucária do Paraná é derrubada por ventos fortes em Cruz Machado
Árvore, que tinha cerca de 750 anos, possuía 42 metros de altura e 36 metros de tronco
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 31 de outubro de 2023
Árvore, que tinha cerca de 750 anos, possuía 42 metros de altura e 36 metros de tronco
Caroline Knup - Especial para a FOLHA
A maior araucária do Paraná, localizada na cidade de Cruz Machado, no Sul do Estado, não resistiu aos fortes ventos e às chuvas que atingiram o município entre sábado (28) e domingo (29).
De acordo com a Prefeitura de Cruz Machado, a "araucária gigante" estava localizada na Fazenda São Francisco, na linha Japó, a 14 quilômetros do centro da cidade. A árvore, que tinha cerca de 750 anos, media 42 metros de altura, com 36 metros de tronco.
Em uma publicação nas redes sociais, a Prefeitura classificou o acontecimento como "uma perda irreparável", uma vez que a araucária era um símbolo da história e da cultura de Cruz Machado.
"Para mensurarmos a relatividade que a araucária possuía, a última postagem que fizemos sobre ela nas redes sociais do município, em 6 de outubro, atingiu mais de 67 mil pessoas, o que representa mais de quatro vezes a população de Cruz Machado", escreve a Prefeitura.
LEIA TAMBÉM:
= Cobertura de posto de combustíveis desaba com forte chuva em Londrina
MAIOR EM DIÂMETRO
Com um diâmetro de um metro e 97 centímetros e uma circunferência de seis metros e 18 centímetros, a árvore foi certificada como a maior araucária do Paraná em diâmetro pelo Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) em 23 de março de 2006.
A reportagem contatou o IAT (Instituto Terra e Água) para verificar se a árvore continuava a ser a maior araucária do Estado, mas o Instituto afirmou não poder confirmar essa informação.
A "rainha das araucárias", como classifica a Prefeitura de Cruz Machado, era um ponto turístico do município. Como estava localizada no interior de uma fazenda, só podia ser visitada com a autorização da proprietária.
"Agora restarão apenas as recordações desta árvore que foi, por centenas de anos, a rainha das araucárias do Paraná", lamenta a Prefeitura.