Desde o ano de 2011, o mês de maio se tornou referência mundial para o Movimento Maio Amarelo, cujo objetivo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito através de ações coordenadas pelo Poder Público e a sociedade civil.

Em 2020, o lema é “Perceba o risco. Proteja a vida” e, ao contrário das outras edições, o movimento será totalmente digital, seguindo recomendações do Observatório Nacional de Segurança Viária e Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), considerando a pandemia da Covid-19. As ações presenciais devem acontecer em setembro, durante a Semana Nacional de Trânsito.

Em Londrina, o diretor de Trânsito da CMTU, major Sergio Dalbem, explica que os conteúdos educativos estão sendo divulgados nas redes sociais. “Queremos reforçar a prevenção, por exemplo, aos motociclistas para que use capacetes, dirija com o farol ligado e use roupas claras. Estamos com tanta informação hoje que, às vezes, parece básico demais, mas é o que encontramos todos os dias nas ruas durante as ocorrências. A visibilidade dos motociclistas no trânsito é muito importante”, diz.

Imagem ilustrativa da imagem Maio Amarelo: foco nas redes sociais e nos pedestres
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo FOLHA

Outra ação, segundo Dalbem, é a instalação de três painéis digitais nas saídas do Terminal Urbano Central. Os equipamentos exibem lembretes aos pedestres como, por exemplo, atravessar sempre na faixa, mas também há informações de prevenção ao novo coronavírus.

“A gente acredita que com os painéis, conseguimos conversar com mais de 50% da população porque o volume de circulação no terminal é muito grande, com cerca de 60 mil pessoas por dia. Na campanha, focamos os automóveis e motos, mas também temos que pensar no pedestre”, afirma.