Lupion e Candinho querem demissão de Maria Oliveira
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 24 de julho de 1997
Leandro Donatti 
Curitiba
O líder do movimento UDR no Paraná, deputado federal Abelardo Lupion (PFL), assumiu ontem que ele e o secretário de Segurança Cândido Martins de Oliveira pediram a cabeça da superintendente regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no Estado, Maria de Oliveira. O pedido de afastamento, que ainda não foi confirmado pelo presidente do Incra, Milton Seligman, em Brasília, foi feito em nome dos deputados do Paraná que integram a bancada ruralista na Câmara Federal.
Lupion conta que os parlamentares fazem ainda uma pressão extra junto ao líder do governo no Congresso, Luiz Eduardo Magalhães (PFL-BA) para derrubar Maria de Oliveira. Não podemos aceitar mais a conivência do Incra com as invasões. Os sem-terra estão peitando tudo e todos e para nossa surpresa, essa moça está dando respaldo a essas ocupações, disparou o deputado, que dá como consumada a demissão.
Para o deputado, a gota dágua foi a última ocupação de terras em Paranavaí (Noroeste do Estado). Segundo ele, a superintendente não respeitou o dispositivo constitucional que proíbe a desapropriação de áreas produtivas.
Cândido Martins de Oliveira não confirmou ontem sua participação no lobby para o afastamento da superintendente. Mas Lupion admitiu que o secretário atua nas articulações e manifestou suas intenções ao governador Jaime Lerner; ao presidente da Assembléia, Aníbal Khury; e ao presidente do Tribunal de Justiça, Henrique Lenz Cesar, durante reunião na semana passada.


