Ibiporã - No lugar do giz, a caneta digital. Ao invés do quadro negro, uma grande lousa eletrônica que reproduz as funções de um computador na sala de aula. A realidade, que lembra cenários futuristas de ficção científica, começa a fazer parte do cotidiano de alunos de terceira e quarta séries do ensino fundamental da rede municipal de Ibiporã.
A tecnologia, que começou a ser implantada em março deste ano, estará disponível nas 13 escolas municipais nas próximas semanas. São 40 lousas que atenderão 1.475 alunos de 53 turmas. Todas as professoras que trabalham com terceiras e quartas séries estão recebendo um treinamento continuado, de 124 horas/aula, ao longo de 12 meses.
Nos colégios onde os equipamentos estão funcionando, docentes e estudantes já reconhecem as vantagens de utilizá-los. ''Uso a lousa digital todos os dias, tanto para ilustrar a aula com imagens quanto para passar exercícios para os alunos'', contou a professora Marta Cecílio, da Escola Municipal Maria Inês Rodrigues de Melo. Segundo ela, a tecnologia tornou as aulas mais interessantes e dinâmicas, principalmente em disciplinas como ciências e geografia, que demandam recursos visuais.
Outra vantagem é que ela digita textos e situações-problema no programa ''Word'', o que facilita a cópia. ''Antes, muitos não entendiam o que estava escrito por causa da luminosidade ou de defeitos no quadro negro. Ficou bem mais fácil.''
Para conter a curiosidade da turma diante da nova lousa, Marta deixou todos experimentarem a caneta nos primeiros dias de aula. ''Agora eles 'acalmaram''', revelou, acrescentando que alguns reclamam porque o conteúdo de aula não continua no quadro. ''As aulas se tornaram mais dinâmicas'', explicou. Outro passo muito aguardado é a liberação da internet. ''Atualmente, trago o material num pendrive, mas alguns conteúdos só estão disponíveis em sites.''
Para Gustavo, 9 anos, as aulas ficaram mais interessantes depois da instalação da lousa digital. ''Está mais legal aprender Ciências, que é minha matéria preferida. Estou entendendo melhor as explicações da professora'', avaliou ele, que passou a gostar de ser chamado para resolver exercícios no quadro para utilizar a caneta digital.
Emily, 10, chegou na escola há poucas semanas e aguarda ansiosamente o momento de também testar a caneta. Sobre a lousa, ela considerou que torna a aula mais interessante. ''Gosto quando a professora traz slides.''

mockup