Londrina

Milton DóriaMascarenhas: papel socialO atual presidente da Associação dos Empresários Lotéricos do Norte do Paraná, Aldemar Benvindo Mascarenhas, foi eleito, no início deste mês, como presidente do Sindicato dos Empresários Lotéricos do Paraná, que tem sede em Curitiba. Dos 375 votos válidos, Mascarenhas obteve 210. Em todo o Estado, 426 donos de lotéricas compareceram às urnas. Mascarenhas assume seu novo cargo no próximo dia 2.
Um dos fundadores da Associação da categoria em Londrina - criada há 1 ano e meio -, ele pretende resolver, inicialmente, os problemas enfrentados pelas lotéricas de cidades pequenas - onde não há agências da Caixa Econômica Federal, que é a administradora das loterias federais. ‘‘Como precisam prestar contas à CEF 24 horas depois de terem recebido pagamentos como água e luz, os lotéricos destas cidades ficam impedidos de cumprir seu papel social de receber este tipo de pagamento’’, diz. ‘‘Os donos de lotéricas de Sertanópolis, por exemplo, teriam que vir a Londrina diariamente para fazer o acerto com a Caixa. Isto inviabiliza os recebimentos’’, afirma Mascarenhas, prometendo resolver a questão o mais rápido possível.
Ele também pretende votar um novo estatuto e criar delegacias regionais nas cinco cidades que têm escritórios de negócios da CEF: Londrina, Maringá, Cascavel e Curitiba (2). ‘‘As delegacias servirão como elo de ligação entre os lotéricos e os sindicatos. Desta forma, vamos tomar conhecimento dos problemas da categoria no Estado, levando-os para reuniões que acontecem periodicamente em Brasília entre a Fenal - Federação Nacional dos Empresários Lotéricos e a CEF. Nossa intenção é unir a categoria, integrando o lotérico ao movimento sindical’’, diz Mascarenhas, que também é proprietário da Lotérica Colimas há 12 anos. Em Londrina, existem 23 casas lotéricas.

mockup