A cha­ma­da ter­cei­ra ida­de ga­nhou ago­ra ­mais uma de­no­mi­na­ção – ‘‘old ­oldiers’’ ou ‘‘os ve­lhos ­mais ­velhos’’ – que de­fi­ne pes­soas aci­ma dos 80 ­anos. Ape­sar da ida­de ­mais avan­ça­da, fi­car em ca­sa só des­can­san­do es­tá lon­ge da ro­ti­na de mui­tas pes­soas.
  É o ca­so de Ne­ri­no de Frei­tas, 83 ­anos, que mo­ra em Ibi­po­rã e vai dia­ria­men­te pa­ra Ja­tai­zi­nho, on­de fi­ca sua ofi­ci­na: ele pro­je­ta e cons­troi bar­cos. A sua úl­ti­ma cria­ção é um bo­te fei­to de te­lhas eco­ló­gi­cas – pro­du­zi­das com ma­te­rial re­ci­cla­do. ‘‘A mi­nha in­ten­ção é aju­dar. ­Acho que es­te bo­te po­de be­ne­fi­ciar mui­tos pes­ca­do­res já que é fei­to de ma­te­rial ­mais ba­ra­to e ­mais ­resistente’’, dis­se, afir­man­do que tra­ba­lhar faz bem à saú­de, por is­so con­ti­nua ani­ma­do.
  Pes­qui­sas e da­dos es­ta­tís­ti­cos apon­tam que as mu­lhe­res ain­da vi­vem ­mais que os ho­mens. De acor­do com o mé­di­co ge­ria­tra Fa­bio Ga­ra­ni, de Lon­dri­na, is­so ain­da ocor­re por­que an­ti­ga­men­te a ro­ti­na de ho­mens e mu­lhe­res era mui­to di­fe­ren­te. Os ho­mens es­ta­vam su­jei­tos a ­mais doen­ças e ris­cos por con­ta prin­ci­pal­men­te do tra­ba­lho.
  ‘‘Ho­je te­mos uma mé­dia de oi­to mu­lhe­res oc­to­ge­ná­rias pa­ra ca­da ho­mem. Pro­va­vel­men­te da­qui al­guns ­anos a quan­ti­da­de de ho­mens se­rá ­igual a de mu­lhe­res. Am­bos têm a mes­ma ca­pa­ci­da­de ge­né­ti­ca de che­gar ­lᒒ, ex­pli­cou o ge­ria­tra. Ele afir­mou que a ge­né­ti­ca, as ati­vi­da­des fei­tas du­ran­te a vi­da e os cui­da­dos com saú­de e ali­men­ta­ção in­ter­fe­rem na lon­ge­vi­da­de.
  Pa­ra o ge­ria­tra, tão im­por­tan­te quan­do a saú­de do ido­so com ­mais de 80 ­anos é a au­to­no­mia. ‘‘Se an­tes pen­sá­va­mos em ido­sos sem­pre de ben­ga­la e de­pen­den­tes da fa­mí­lia, ho­je o per­fil é ou­tro. ­Eles via­jam, dan­çam, fa­zem ami­gos. É cla­ro que exis­tem as per­das na­tu­rais e al­guns que têm li­mi­ta­ções.’’


● São produzidas com resíduos de fibras vegetais de madeiras, como pinho e eucalipto, e de não-madeiras, como sisal, bananeira e coco; fibras de papel também podem ser utilizadas

● Especialidade médica focada no estudo, prevenção e tratamento de doenças e da incapacidade em idades avançadas

mockup