AÇÃO DE GRAÇAS -

Londrinenses vão celebrar três anos de posse de dom Geremias Steinmetz

Missa será realizada nesta quarta-feira (12), às 12h, na Catedral Metropolitana, seguindo os protocolos de prevenção da Covid-19 e com 30% de ocupação

Micaela Orikasa - Grupo Folha
Micaela Orikasa - Grupo Folha

Em 12 de agosto de 2017, Londrina recebia seu novo arcebispo, dom Geremias Steinmetz, nomeado pelo papa Francisco e transferido da Diocese de Paranavaí (Noroeste). Para marcar os três anos à frente da Arquidiocese de Londrina, os fiéis voltarão a se reunir na Catedral Metropolitana nesta quarta-feira (12), em uma missa de ação de graças marcada para as 12h.  


Londrinenses vão celebrar três anos de posse de dom Geremias Steinmetz
Gustavo Carneiro - Grupo Folha - 12-08-2018
 


Os interessados em participar presencialmente devem se atentar à capacidade limitada de 215 pessoas (30%) e não precisam fazer um agendamento prévio. A celebração será transmitida ao vivo pelo Facebook e YouTube da Arquidiocese de Londrina.




TRABALHO PASTORAL

Dom Geremias é o quinto arcebispo de Londrina. Durante a posse em 2017, cerca de quatro mil fiéis lotaram a Catedral Metropolitana para dar as boas-vindas. Na ocasião, o novo arcebispo conversou com a FOLHA e falou sobre o desejo de trabalhar mais perto com as lideranças.   “Já percebi aqui leigos muito bem preparados, com conhecimento nas questões da Igreja. Particularmente, trago no coração a vontade de trazer para Londrina, como já foi feito com certeza em outros tempos, o melhor da discussão pastoral no Brasil e no mundo, e fazer com que nossas lideranças consigam acompanhar esse pensamento", disse. 


No primeiro ano em que assumiu a Arquidiocese de Londrina, Dom Geremias comentou sobre o ritmo acelerado no trabalho pastoral e descreveu como um período de crescimento.  “Dedicação plena do tempo para dar conta do trabalho aqui em Londrina que realmente é muito, não só pelo número das paróquias, mas também pelas muitas exigências do nosso povo, do leigo sobretudo, que faz com que a gente se preocupe e tenha que estudar cada vez mais, inclusive para poder responder a essas questões”, afirmou em publicação oficial da Arquidiocese.

 

Londrinenses vão celebrar três anos de posse de dom Geremias Steinmetz
Serviço Fotográfico do Vaticano
 


POSICIONAMENTO

Em julho de 2019, Dom Geremias se pronunciou a respeito de uma carta aberta assinada por algumas entidades da sociedade civil londrinense que questionava uma “infiltração esquerdista” na cúria, conforme noticiado pela FOLHA. Em nota, destacou que “tem consciência de que dentro da Igreja existem tensões e ideias diferentes, que, no entanto, sempre gravitam em torno do essencial: o Evangelho", e afirmou que está "em plena comunhão com o Papa Francisco e seu presbitério e não age de forma que contrarie a orientação da Igreja em seus documentos”. 


CAMINHADA

Dom Geremias nasceu em 26 de fevereiro de 1965, em Sulina (Sudoeste) e entrou para o Seminário Menor São João Maria Vianey, aos 12 anos. Em 1991, em sua terra natal, foi ordenado padre. Ao longo dos anos, foi vigário paroquial na Catedral do Senhor Bom Jesus, reitor do Seminário de Filosofia Bom Pastor e Diretor do Instituto Sapientia de Filosofia. 


Fez mestrado em Liturgia pelo Instituto Santo Anselmo, em Roma, na Itália e foi nomeado bispo em março de 2011, assumindo a Diocese de Paranavaí. Também foi eleito vice-presidente do Regional Sul II da CNBB e bispo referencial da Cáritas Regional. 



MISSA ADAPTADA

Em Londrina, as missas presenciais foram retomadas na primeira semana de agosto com algumas adaptações devido à pandemia do novo coronavírus. O distanciamento deve ser respeitado na chegada, durante e na saída das celebrações. Todos os fiéis passarão por aferição de temperatura e em algumas paróquias é necessário se inscrever previamente para participar das missas. Não é permitida a entrada de crianças menores de 12 anos e o uso de máscara é obrigatório. 


No momento da comunhão também há mudanças. As pessoas devem permanecer em seus lugares, fazer a higiene das mãos e retirar a máscara (pela alça) apenas quando for receber a hóstia. Álcool gel estão disponíveis em vários espaços, mas é recomendado que idosos e outras pessoas do grupo de risco fiquem em casa. Antes de sair de casa, informe-se na sua paróquia sobre os horários das missas e também a respeito das medidas de prevenção. 



A FOLHA tentou falar com Dom Geremias sobre a celebração e os planos para os próximos meses, mas ainda não houve retorno porque ele se encontra em viagem. 





Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Tudo sobre:

Últimas notícias

Continue lendo