Depois de vários dias de chuva, os londrinenses puderam voltar a aproveitar um fim de semana de muito sol e calor. Neste domingo (19), último dia de verão, muitas pessoas foram até os parques da cidade, seja para praticar um esporte, jogar conversa fora ou para fazer um dinheiro extra.

Rebeca Purcaru, 19, estava com o irmão, Lucas, 7, em uma das quadras do Zerão, na região central de Londrina. Ela conta que costuma levar o menino aos finais de semana para passear ao ar livre e para andar de patins. “Hoje eu falei para ele: não vamos ao shopping, vamos aproveitar que está sol e ir no parque porque estava chovendo sem parar”, explica. Quando a chuva não deixa eles saírem de casa, a opção, segundo ela, é desenhar com o irmão. “A gente vem para conversar e brincar. Eu costumava gostar mais do inverno, mas nos últimos anos está fazendo muito frio, então agora o que eu prefiro mesmo é o verão”, admite.

LEIA TAMBÉM:

= Outono paranaense terá menos chuvas que no verão

Rebeca Purcaru levou o irmão ao Zerão: "Falei para ele: vamos aproveitar o sol e ir no parque"
Rebeca Purcaru levou o irmão ao Zerão: "Falei para ele: vamos aproveitar o sol e ir no parque" | Foto: Jessica Sabbadini

Os amigos Kevin Douglas, 21, e Guilherme Alves, 22, estavam jogando basquete no Zerão e afirmam gostar de praticar esportes ao ar livre aos fins de semana, mas também aproveitam para ir até algum bar próximo ao parque: “é uma região que a gente gosta muito porque é muito bonita”, afirma Douglas. Sobre a chegada do outono, ele está animado: “não faz muito calor e nem muito frio, então eu gosto bastante”, afirma Douglas.

Alves acrescenta que um dia bonito, como o do início da tarde deste domingo, é uma motivação para sair de casa. "Eu venho para relaxar, distrair a cabeça do trabalho e tirar um tempo só para mim”. Alves ressalta que, antes, a sua estação preferida era o verão; agora, ele gosta mais do inverno. “O calor deixa a gente mais estressado, já quando está frio a gente se veste mais confortável e fica mais motivado a fazer as coisas, inclusive trabalhar”, conta.A chuva também não atrapalha o jovem: “é ruim sair de casa quando chove, mas pelo menos o ar fica mais fresco e a gente não fica todo suado”.

Para a família Possetti, as estações mais frias são as preferidas
Para a família Possetti, as estações mais frias são as preferidas | Foto: Jessica Sabbadini

O produtor musical Galego Teixeira, 33, estava com a esposa, Lívia Possetti, 33, e os sogros Sânia Borgui, 63, e Paulo Possetti, 63, em uma feira gastronômica e de artesanato no Zerão.Eles estavam lá para comemorar o aniversário de Lívia, que é na próxima quarta-feira (22), mas o produtor costuma ir para correr e andar de skate. “Eu gosto do frio para ficar em casa tomando um vinho; o verão também é bom para ficar na piscina tomando uma cerveja, não para trabalhar”, conta aos risos. Para Teixeira, as pessoas costumam ficar muito mais animadas quando o dia está quente e ensolarado.

Entre a família Possetti, as estações mais frias são as preferidas: Paulo gosta do outono por conta do clima ameno e da queda das folhas, que deixam a paisagem bonita; Sânia conta que prefere os dias frios que, segundo ela, são ótimos para dormir; já Lívia não vê a hora do frio chegar de vez para aproveitar uma sopa quente e um bom vinho.

COMÉRCIO

Os artesãos Clayton Regis e Janaina Murari espera que o outono traga mais sol e menos chuva para poder participar das feiras
Os artesãos Clayton Regis e Janaina Murari espera que o outono traga mais sol e menos chuva para poder participar das feiras | Foto: Jessica Sabbadini

Se para algumas pessoas a chuva atrapalhou apenas os momentos de lazer ao ar livre, para outras ela impactou no bolso. O casal de artesãos Clayton Regis, 48, e Janaina Murari, 41, conta que com o tempo instável eles não conseguiam participar de feiras. Segundo eles, em fevereiro, eles participaram de apenas dois eventos. “A renda caiu mais de 90% em fevereiro e nós ficamos no vermelho. A gente precisa do tempo firme para poder tirar o sustento”, conta o casal.

Segundo eles, a expectativa é de que o outono traga mais sol e menos chuva. “A gente espera que o outono nos ajude a recuperar o que a gente perdeu nesse começo de ano por conta da chuva”, observa o casal.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1