Laerte Pedro da Costa não vê a hora da imunização em massa da população: 'poder viajar'
Laerte Pedro da Costa não vê a hora da imunização em massa da população: 'poder viajar' | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

O feriado de Tiradentes, nesta quarta-feira (21), tem sido dia de vacinação em Londrina. As unidades de saúde que aplicam as doses contra a Covid-19 e a influenza estarão abertas até o final da tarde para os grupos liberados a receber a imunização. Só pode procurar os locais quem fez o agendamento antecipadamente. No caso do coronavírus são seis salas de vacinação em funcionamento. A maior delas é o Centro de Imunização da Zona Norte.

Moradora da área central, a aposentada Sirlei Albino da Silva, 63, foi até o lugar para receber a primeira dose do imunizante. Após a aplicação não conteve a emoção. “Temos que respeitar muito os profissionais da saúde. Estão de parabéns”, agradeceu. “Estou vacinada, graças a Deus. Só tenho saído de cada para ir ao mercado, já que moro sozinha”, relatou.

Quem também comemorou a vacina foi o servente de pedreiro Laerte Pedro da Costa, 71. Ao escutar atentamente as explicações da aplicadora, também já imaginou o que a dose pode resultar estiver disponível em larga escala. “É um dia de felicidade. Não vejo a hora dessa pandemia acabar para poder viajar, ir na praia. Faz mais de um ano que não viajo. Vida de aposentado é isso”, brincou.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 contempla, atualmente, idosos a partir dos 63 anos e trabalhadores da área da saúde. Para esta quarta-feira foram abertas quatro mil vagas de agendamento. “Estamos aplicando a primeira dose e complementando o esquema vacinal com a segunda, em especial das pessoas entre 70 e 74 anos, além dos profissionais que tomaram vacina da Astrazeneca”, explicou Felippe Machado, secretário municipal de Saúde. A Covishield tem intervalo entre doses de 90 dias.

O secretário destacou a necessidade das pessoas se atentarem à data da segunda dose, o que garante a imunização completa assinaladas pelos fabricantes. Levantamento de semana passada apontava que 500 londrinenses ainda não tinham buscado a dose de complementação. “Todos os vacinados saem com data para voltar ao site da prefeitura e fazer o agendamento da segunda dose. Lançamos ações complementares para chegar a estas pessoas, com reforço por meio de mensagem de texto, ligações e as unidades fazendo busca ativa.”

GRIPE

Outras seis UBS (Unidades Básicas de Saúde) - uma em cada região da cidade - estão vacinando contra a influenza. A campanha começou na semana passada e neste momento é voltada para mulheres grávidas, puérperas (período até 45 dias após o parto) e crianças maiores de seis meses e menores de seis anos. Foram liberadas 400 vagas em cada posto e praticamente todas acabaram ocupadas.

O pequeno Pedro, de quatro anos, tomou mais quatro imunizantes, além da gripe, colocando a carteirinha em dia. Com tantas agulhadas seguidas, foi praticamente impossível o garoto não chorar, no entanto, por um bom motivo. Para a mãe, que está grávida de seis meses de Lucas, um alívio multiplicado. “Também vacinei. Importante estar em dia com a vacina e ficar com a saúde em dia. Como trabalho, aproveitei a folga no feriado para vir”, destacou a recepcionista Meire dos Santos Silva.

O auxiliar de estoque Sandro Marques levou a filha, Maria Julia, para vacinar contra a gripe: 'temos que nos proteger'
O auxiliar de estoque Sandro Marques levou a filha, Maria Julia, para vacinar contra a gripe: 'temos que nos proteger' | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

Com dois anos, Maria Julia ficou quietinha durante a vacinação e ainda sorriu quando a enfermeira terminou de aplicar a dose. “Ligaram em casa e marcaram para vir esta quarta-feira. A vacina é essencial e se temos à disposição, temos que nos proteger”, valorizou o pai, o auxiliar de estoque Sandro Marques.

Na sexta-feira (23), doses deverão ser encaminhadas para a imunização dos trabalhadores que atuam em hospitais. “(Isso ocorre) Uma vez que já cumpriram, em quase sua totalidade, o protocolo de vacinação contra o coronavírus”, pontuou Felippe Machado.