Já faz algumas semanas que a dona de casa Ketelyn Dayara Moraes consegue dormir e acordar tranquila, com a certeza de que em breve terá um lugar para chamar de seu. “Quando recebi a notícia fiquei muito feliz. Estava passando um momento difícil, mas agora está melhor, sabendo que meus filhos vão ter um lar e que não vou ter a preocupação de ser despejada”, afirmou.

Ketelyn foi contemplada com a construção da casa própria por meio de uma doação feita por uma pessoa física, que preferiu o anonimato. O imóvel, que está em fase final de edificação, tem dois quartos, sala, cozinha e banheiro e fica no lote urbanizado Jequitibá, nos fundos do São Jorge, na zona norte de Londrina. “Morava numa casa de lona no Aparecidinha, que em 2021 foi abaixo com as chuvas. Fui morar de favor, não deu certo e desde então pago aluguel, dinheiro que acabo tirando da ‘boca das crianças’, mas que vai poder voltar.”

Residência fica no jardim Jequitibá, nos fundos do São Jorge; moradora vai pagar terreno com valor de parcela social
Residência fica no jardim Jequitibá, nos fundos do São Jorge; moradora vai pagar terreno com valor de parcela social | Foto: Pedro Marconi

A dona de casa tem três filhos, de dois, cinco e sete anos, e está grávida de oito de meses de Evelyn. Um dos filhos é cadeirante. “A casa foi planejada para o meu filho. A casa onde estou hoje não cabe a cadeira dentro. Na nova o banheiro é grande para quando ele crescer”, celebrou. A londrinense precisará pagar, posteriormente, apenas pelo terreno – de 200 metros quadrados –, que terá subsídio do município e parcelas com valor abaixo dos R$ 200 por mês.

LEIA TAMBÉM: Contrato para ativar totens de segurança deve ser assinado nesta semana

A iniciativa que beneficiou Keletyn faz parte do projeto “Selo Amigo da Habitação Social”, lançado oficialmente nesta terça-feira (26) pela Cohab (Companhia de Habitação de Londrina). O objetivo é incentivar empresas e a população em geral a doarem materiais de construção, padrão de energia elétrica, serviço de assistência técnica para execução de unidade habitacional, cursos gratuitos de capacitação para autoconstrução, mão de obra e outros materiais ou ações que permitam a edificação da moradia.

Quem ajuda pode receber o “selo”, que é placa simbólica de agradecimento. “Quem tem o recurso, mas não sabe como doar, também estamos à disposição. Não recebemos o dinheiro, mas fazemos toda a mediação com a empresa que faz a construção. A pessoa faz diretamente o contrato com a empresa, que vai construir a moradia e negocia”, explicou Edna Braun, da gerente do setor de Assistência Social da companhia.

CADASTRO
As famílias beneficiadas precisam estar cadastradas nos programas de lotes urbanizados ou regularização fundiária da Cohab. “Estamos fazendo uma atualização cadastral para que tenhamos o número exato de famílias (que podem ser contempladas com o projeto), além daquelas que podem fazer o financiamento por um banco público ou privado. Até dezembro deveremos ter o número exato”, projetou Bruno Ubiratan, presidente da companhia.

SEGUNDO IMÓVEL
Um segundo imóvel por meio do “selo” deverá ser edificado a partir da semana que vem, também no Jequitibá. A casa será construída com a tecnologia “sistema de parede pronta”. “Esta tecnologia é formada por um bloco monolítico de 90 por 90 centímetros, em que já vai chapiscado e rebocado. Na parte interna tem um isopor, que reduz a questão de temperatura e ruídos. É possível eliminar em torno de 35% de custo e prazo de construção”, detalhou Ariel Santos, da Bloco Flex, empresa que participou do ciclo de incubação do Construhub do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) PR Norte.

“Este selo vem para despertar as pessoas de bom coração e com condições de fazer este tipo de doação. A Cohab tem muitas famílias com múltiplas necessidades. Vimos (no evento de lançamento) lideranças (da sociedade civil) que se mostraram comprometidas”, ressaltou o vice-prefeito João Mendonça.

SERVIÇO – Quem quiser colaborar com o projeto pode entrar em contato por meio dos números (43) 3315-2290 ou (43) 3315-2289.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.