O londrinense Alexandre Morassi conquistou, no último sábado, em Bauru (noroeste de São Paulo), o primeiro lugar no ranking brasileiro de aeromodelismo na categoria planador F3J. A competição, que reuniu um grupo de 10 pilotos de vários Estados, foi a primeira etapa do campeonato brasileiro. A segunda etapa acontece em julho, no Rio de Janeiro, de onde sairão três representantes para o mundial, que acontece na Grécia em abril do ano que vem.
Alexandre é um dos cerca de 200 aeromodelistas de Londrina e presidente do Clube Londrinense de Aeromodelismo, que reúne 45 associados. A atividade está dividida hoje em duas categorias básicas: a de planadores e a de máquinas motorizadas. A primeira, muito comum nos países europeus e ainda pouco divulgada no Brasil, depende de um equipamento extra para ser colocado a uma altura mínima de vôo.
Na categoria F3J, por exemplo, é utilizado um guincho elétrico. Todos os competidores saem ao mesmo tempo e os planadores são colocados a uma altura de aproximadamente 160 metros. A partir daí, os competidores têm que ir atrás das correntes ascendentes (térmicas), para que a máquina seja mantida no seu tempo máximo de vôo (10 minutos). O pouso de precisão também é classificatório.
Alexandre Morassi, que é empresário, afirma que o hobby funciona para ele como um poderoso anti-estresse. ‘‘Pessoas das mais diversas profissões praticam o aeromodelismo, que deixou de ser uma atividade cara. Com R$ 700,00 é possível adquirir um equipamento motorizado completo’’, exemplifica. Segundo ele, os gastos com manutenção variam de acordo com a máquina (se for motorizado, há as despesas com o metanol, o combustível utilizado) e a prática do piloto (os principiantes costumam gastar mais para reparar avarias resultantes de manobras mal planejadas).
O primeiro colocado no ranking nacional dedica, em média, oito horas por semana ao aeromodelismo, concentradas no fim de semana. Entre as vantagens de seu passatempo predileto, ele cita o senso tridimensional e a grande noção de profundidade, que desenvolve no praticante um reflexo muito mais apurado.

mockup