Londrina volta a registrar baixas temperaturas
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 10 de julho de 2018
Micaela Orikasa e Rafael Machado<br>Grupo Folha 
As temperaturas despencaram em todo o Estado nesta terça-feira (20), lembrando os paranaenses que estão em pleno inverno. Em Londrina, o clima começou a mudar na segunda-feira (9), mas foi na madrugada e manhã de terça (10), que ele chegou para valer. Nas primeiras horas do dia, os termômetros chegaram a marcar mínima de 7ºC.

Quem levantou cedo para trabalhar ou resolver compromissos no centro da cidade, buscou um lugar ao sol para esquentar. "Vi no jornal que a temperatura ia cair, mas não era para tanto", comenta João Anjos Lima. Ele diz que prefere o calor porque se sente mais à vontade, com roupas mais leves e lembrou que o inverno lhe causa dores. "Dói os pés, as pontas dos dedos, dói tudo", completa.
As amigas Sueli Alberguini e Zélia Maria Marques da Silva, também preferem os dias mais quentes. "Parece que a gente nunca está preparado para o frio. O jeito é achar um lugar no sol e tomar um cafezinho para aquecer o corpo", conta Alberguini.
Mãe e filha que estavam a caminho de uma consulta médica também recorreram ao cafezinho, mas para elas, o inverno é a melhor estação do ano. "Eu estou gelada, mas gosto do frio. Adoro esse clima que é propício para tomar uma sopa, um caldo e me aquecer com meus gatos", brinca Rute Gobato Cardoso.
A filha Edilaine afirma que se sente mais disposta com as baixas temperaturas, ao contrário de muita gente. "Seja para trabalhar, passear ou mesmo tomar banho", diz. Quem trabalha no comércio de acessórios para o frio, como luvas, toucas e cachecol também se anima com a mudança nos termômetros.
Isso porque consumidores como a dona de casa Larissa Fiame, sempre movimentam as vendas. "Aproveitei a vinda para Londrina e vim conferir o preço das toucas", conta. Ela é moradora de Centenário do Sul (norte) e saiu de casa às 4h30 desta terça, acompanhada pela filha Ana Júlia, 1. "O jeito foi trazê-la com cobertor mesmo. Esfriou de verdade", destaca.
No mapa do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), alguns municípios na metade sul do Estado registraram valores abaixo de 5 ºC, como Cascavel, Francisco Beltrão, Laranjeiras do Sul, União da Vitória, Curitiba e Ponta Grossa. Segundo a agrometeorologista Everly Moraes, do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), as baixas temperaturas devem continuar ao longo da semana. "As chuvas se concentraram mais ao sul do Paraná, mas não apareceram na região de Londrina. A frente fria rompeu o bloqueio atmosférico que transformou o início do inverno em um 'veranico'. A estiagem perdura desde 12 de junho, mas os índices tendem a ficarem baixos até 19 de julho", disse.
Esquenta, esfria
Apesar do inverno ter começado no dia 21 de junho, os londrinenses enfrentaram o calor nas últimas três semanas, pelo fenômeno meteorológico chamado veranico (período de estiagem, calor acima dos 25 graus e baixa umidade relativa do ar durante o inverno).
Antes disso, o frio só tinha sido registrado na semana da mudança da estação. Em Londrina, no dia 20 de junho, os termômetros marcaram 7ºC.


