Londrina volta a discutir a coleta
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 20 de março de 2001
Érika PelegrinoDe Londrina 
O vereador André Vargas (PT), líder do governo, apresentou ontem na Câmara Municipal de Londrina projeto de lei que visa revogar a lei municipal 8.361/2001 que proibiu a terceirização dos serviços de coleta de lixo, remoção de resíduos sólidos e varrição. O projeto foi recebido e encaminhado para a Comissão de Justiça da Câmara.
Esta é uma das saídas para o impasse que se estabeleceu quando a Câmara derrubou o veto do prefeito Nedson Micheleti à lei 8.361. O vereador entende que o legislativo tem que corrigir um erro que ele mesmo criou para não dar motivo para uma eventual prorrogação do contrato com a Vega Sopave, que vence em julho.
O erro a que o vereador se refere é o chamado vício de origem. O Legislativo não pode, por iniciativa, criar estruturação,
atribuição de secretarias e órgãos ou dispor sobre a organização e
funcionamento da Administração Municipal.
O vereador Hélio Cardoso apresentou um estudo sobre custos da municipalização do serviço. De acordo com dados que ele levantou junto a um ex-funcionário da Vega Sopave e à concessionárias de caminhões, o município gastaria entre compra de 15 caminhões, contratação de 100 pessoas, combustível, manutenção e tributos, R$ 300 mil mensais. O valor corresponde à metade do que é gasto hoje com a Vega Sopave, responsável pela coleta.
Hélio Cardoso afirma ainda que a prefeitura pretende reduzir em 25% o valor da tonelada de lixo, hoje em R$ 56,00.


