Para a grande maioria da população londrinense, a noite de quinta para sexta-feira provavelmente foi só mais uma entre tantas outras. Mas para a Polícia Militar, a data foi bastante comemorada. Tudo porque entre as 18 horas de anteontem e as 6 horas de ontem foram registrados apenas crimes menos graves: um adolescente foi flagrado traficando droga e três homens foram presos por furto. A estatística também nem seria notícia se não se tratasse de uma situação atípica, que há anos não era registrada em Londrina.
  A quase ausência de crimes num período de 12 horas foi recebida com empolgação pelo subcomandante do 5º Batalhão da PM, major Júlio Richter, que conversou com a imprensa antes de sair para mais uma operação de saturação em bairros da Zona Sul e também na Área Central na tarde de ontem. Ele avaliou que os números favoráveis seriam resultado do intenso trabalho ostensivo que vem sendo realizado diariamente pela Polícia Militar. Há quase três meses, a estratégia de combate à criminalidade tem sido a sufocação por meio de operações com uso de grande contingente policial.
  Na ação de ontem por exemplo, que não tinha hora para acabar, participaram 70 policiais integrantes do Pelotão de Choque, Choque Motos, Rotam e Patrulha Escolar. Enquanto as viaturas circularam pela região um depósito de material de construção foi assaltado na Avenida Guilherme de Almeira, no Parque Ouro Branco (Zona Sul).
  O subcomandante destacou que as operações vão continuar porque o bom momento vivido pela corporação não pode provocar relaxamento, porque a criminalidade não costumar dar trégua. ‘‘Não dá para perder esse bom momento em que a tropa está animada e empolgada para o trabalho’’, comentou o major.
  Além das ações de patrulhamento, abordagens e checagem de denúncias, a PM também irá realizar durante o final de semana blitzen em diferentes vias de Londrina. O comandante da Companhia de Trânsito, tenente Ricardo Eguedis, explicou que, além da fiscalização, a ação objetiva também auxiliar o trabalho dos demais policiais. ‘‘Vamos intensificar a fiscalização para coibir quem usa veículos e motos para cometer crimes’’, apontou.

mockup