Londrina passou, nesta quarta-feira (23), a marca de 200 mil vacinados com uma dose do imunizante contra a Covid-19. O número foi atingido no Centro de Imunização da Zona Norte, nesta tarde, com a imunização da assistente social Angelique Steenmejier Amaral, 49. A quantidade representa cerca de 45% da população acima de 18 anos que vive na cidade, formada por 440 mil pessoas, informou a secretaria municipal de Saúde.

Angelique Steenmejier Amaral, assistente social,  foi vacinada no Centro de Imunização da Zona Norte
Angelique Steenmejier Amaral, assistente social, foi vacinada no Centro de Imunização da Zona Norte | Foto: Emerson Dias - N.Com
Angelique Steenmejier Amaral, assistente social,  foi vacinada no Centro de Imunização da Zona Norte
Angelique Steenmejier Amaral, assistente social, foi vacinada no Centro de Imunização da Zona Norte | Foto: Emerson Dias - N.Com

O segundo maior município do Estado chegou a esse volume de vacinados exatamente dois meses após alcançar as 100 mil primeiras doses aplicadas. Felippe Machado, secretário municipal de Saúde, avaliou que o número é para ser comemorado. “Graças à dedicação e o comprometimento dos nossos profissionais de saúde, que desde janeiro têm trabalhado de segunda a segunda para vacinar a população, se privando, muitas vezes, de afazeres pessoais, do convívio com a família, porque entendem que é a vacina que vai trazer o fim da pandemia.”

'MUITA EMOÇÃO'

Comovida e feliz, a assistente social ela contou que se registrou rapidamente tão logo foi aberto o Cadastro Prévio para sua faixa etária. “É um momento de muita emoção que nunca mais vou esquecer. A gente vê tanta gente próxima ficando doente, tantas pessoas que a gente gosta e estão internadas, então todo mundo tem que se vacinar”, disse.

Amaral reforçou que, mesmo vacinada, vai manter os cuidados essenciais contra a Covid-19: distanciamento, máscaras e álcool em gel. “Meu marido já tomou as duas doses e continua se cuidando também. E é assim que temos que manter porque a pandemia ainda não acabou, mas vai acabar. Tenho fé que sim.”

'MUITO MARCANTE'

De acordo com a coordenadora do Centro de Imunização, Erika Tudisco, toda a equipe de servidores aguardava muito pelo dia de hoje. “Pode parecer um número pequeno se considerar o total da população, mas para nós é algo muito marcante. A cada paciente que chega, damos uma gotinha de esperança. E nós sabemos como foi difícil ter 200 mil vacinados. Aqui, trabalham servidores de todas as unidades de Londrina, que vieram colaborar e se doar para que tudo dê certo nessa campanha”, frisou.

Erika Tudisco: “Pode parecer um número pequeno se considerar o total da população, mas para nós é algo muito marcante"
Erika Tudisco: “Pode parecer um número pequeno se considerar o total da população, mas para nós é algo muito marcante" | Foto: Emerson Dias - N.Com

LEIA TAMBÉM:

-Prefeito Marcelo Belinati é vacinado contra a Covid-19

- Qual vacina contra Covid é mais segura e eficaz?

SEGUNDA DOSE

Até o final da noite de terça-feira (22), 86.561 pessoas tinham sido vacinadas com a dose de reforço, o que garante a imunização completa prometida pelas empresas responsáveis pela fabricação. Este montante corresponde a 15% da população total, incluindo os menores de idade. “Temos muita esperança que logo possa vir mais 200 mil londrinenses vacinados e assim nos aproximemos do final da pandemia, que nos impôs tantas tristezas, limitações e privações ao longo do último ano”, idealizou. (Com N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1