Cinco UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Londrina vão abrir neste sábado (13) para o dia D de vacinação contra a gripe, movimento que vai acontecer em todo o País para incentivar as pessoas a se protegerem. Irão funcionar das 9h às 16h os postos do Vivi Xavier (norte), Guanabara (sul), Santa Rita (oeste), Armindo Guazzi (leste) e Vila Casoni (área central). Não há necessidade de agendamento.

A imunização será direcionada para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, adolescentes em medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade e professores do ensino básico e superior, povos indígenas e forças de segurança.

LEIA TAMBÉM: Apucarana aplica 332 doses no 1º dia de vacinação contra dengue

Também no sábado haverá vacina contra gripe no Parque de Exposições Ney Braga (onde é realizada a ExpoLondrina), das 15h às 20h. “O Hospital do Câncer, que tem um estande, nos cedeu um espaço. Vamos aproveitar o grande público e também vacinar contra a gripe, sendo exclusivamente para os grupos prioritários”, explicou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado. “Será apenas para os moradores de Londrina. A vacina é cadastrada no sistema de forma individual e precisamos fazer o registro”, advertiu.

Crianças e adolescentes menores de 15 anos poderão aproveitar a data para atualizar a carteira de vacinação. “É o que chamamos de multivacinação. As equipes vão fazer a leitura da carteirinha dessa criança ou adolescente e se, porventura, tiver alguma vacina em atraso, já vai ser ofertada”, orientou.

BALANÇO

A FOLHA mostrou na semana passada que algumas unidades ficaram desabastecidas do imunizante, situação que a pasta garante que já foi superada. Além das 46 mil doses entregues na última quarta-feira (3), o município recebeu mais 15 mil nesta semana, normalizando o estoque. Cerca de 34 mil pessoas já foram vacinadas e estão à disposição 32 mil doses. Os grupos prioritários são estimados em 100 mil moradores.

“Vamos entrar num período com baixas temperas e sabidamente nesse período a tendência é de aumentar os casos de síndromes respiratórias e a procura pelas unidades de saúde. A vacina é uma importante aliada neste contexto para evitar é disseminação dos vírus de maior circulação da influenza, evitar as hospitalizações e as buscas pelos prontos atendimentos”, frisou. A vacina utilizada é a trivalente e oferece proteção dos vírus A-H1N1, A-H3N2 e B.

AMPLIAÇÃO

A campanha começou em março e a prefeitura não descarta ofertar o imunizante para a toda a população nas próximas semanas. “Para isso temos que ter algumas autorizações, entre elas do Ministério da Saúde. Se ao passar das semanas observarmos que não há procura e o estoque está alto, evidente que vamos buscar alternativas para ter essa liberação, até porque tem uma grande parcela da população que não consegue pagar para ter acesso à vacina na rede privada.”