Grande parte dos municípios paranaenses deve se preparar para passar por uma mudança brusca de temperatura nos próximos dias. Em Londrina, por exemplo, de acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a máxima prevista para esta terça-feira (12) é de 32ºC e na quarta-feira (13), os termômetros chegam a 30°. Na quinta-feira (14), porém, os termômetros tendem a registrar uma queda significativa, com máxima de 22ºC. E na sexta-feira (15) há previsão de chuva.

As consequências dessa mudança podem ser percebidas não somente no ambiente, mas também no organismo. O médico otorrinolaringologista Allex Itar Ogawa, que é docente na PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), explica que há comprovações científicas de que quedas e aumentos de temperatura repentinos atingem o sistema respiratório.

"As mudanças bruscas de temperatura têm, em um primeiro momento, efeito na alteração do batimento mucociliar, que são pequenos pelos presentes nas mucosas para ajudar a limpar o corpo", aponta.

QUEM É ATINGIDO?

Apesar disso, o especialista ressalta que não existem estudos científicos que comprovem a relação direta entre as mudanças bruscas de temperatura e o desenvolvimento de doenças. "Toda aquela conversa dos antigos de sair no sereno de cabelo molhado e de pisar descalço no chão gelado, pela ciência, é um mito."

As condições climáticas, porém, tendem a atingir um grupo específico de pessoas: as que, naturalmente, apresentam inflamações nas mucosas. "Quem tem algum tipo de doença nasal, por conta dessa alteração no batimento mucociliar, pode ter a saúde atingida", explica Ogawa.

LEIA TAMBÉM:

= Com 77% de execução, ponte entre Paiquerê e Guairacá tem aditivo de prazo

= Cadeião de Cambé poderá finalmente ser demolido

A rinite e a sinusite são dois dos principais problemas respiratórios que atingem a população brasileira. Os pacientes diagnosticados com a condição, conforme conta o otorrinolaringologista, podem desenvolver doenças de tratamentos mais complexos, como a administração de antibióticos devido a uma possível infecção bacteriana.

As crianças e os idosos também podem ser mais afetados pelas mudanças de temperatura. De acordo com o especialista, é comum que as crianças apresentem, inclusive, quadros de febre, o que pode causar preocupação. "Os sintomas que atingem os pacientes, como dor de cabeça, coriza e tosse, podem demorar para melhorar e isso causa incômodo. Nesse caso, pode ser necessário tomar um antibiótico e isso precisa de uma avaliação médica", aponta.

UMIDADE

A umidade relativa do ar também pode afetar a saúde da população. O reflexo inicial da queda dos níveis de umidade englobam sede, olho seco, sensação de boca seca, devido à sensação de ressecamento que atinge as mucosas.

"O fato de a mucosa não estar devidamente úmida impede a ocorrência dos batimentos mucociliar, que têm a função de expulsar do organismo poeira e microrganismos, como vírus e bactérias", explica Ogawa.

Em situações de clima seco, portanto, o especialista recomenda uma ingestão de água mais intensa, além da aplicação de soro fisiológico nas mucosas que estão ressecadas. "No caso dos olhos, é importante consultar um oftalmologista para que ele indique o colírio ideal."

Nesta semana, Londrina e as cidades da Região Metropolitana irão experimentar o inverso: o aumento da umidade relativa do ar, que deve passar de 23% a 63% nesta terça-feira para 43% a 87% na quinta-feira. O cenário favorece o aparecimento de mofos e bolores, além da proliferação de fungos e ácaros, que também afetam a saúde respiratória.

"Esse aumento da umidade pode acontecer, também, com o uso do umidificador. Por isso, o equipamento precisa ser usado com cuidado e moderação. Os ácaros, por exemplo, podem causar alergias e até doenças na pele", observa