Seguindo a proposta da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), Londrina fará no sábado (21) o dia D de multivacinação para crianças e adolescentes de zero ano a menores de 15 anos. Serão oferecidas mais de 20 vacinas, das 10h às 16h, nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) do Vixi Xavier, Aquiles Stenghel e Chefe Newton (zona norte); Itapoã e Eldorado (sul); Armindo Guazzi e Marabá (leste); Santiago e Alvorada (oeste); Centro e Vila Casoni (centro); e Lerroville (rural).

Secretário municipal de Saúde, Felippe Machado alertou que a cobertura vacinal na cidade, assim como em outras localidades do País, está entre 50% e 60% com imunizantes importantes, como sarampo e poliomielite. “Isso dentro de um cenário em que todos os indicadores mundiais apontam a necessidade de cobertura de 95% para que não haja o risco de retorno de doenças, como sarampo e paralisia infantil. O momento é preocupante”, classificou.

“A única vacina que temos uma melhor cobertura é da BCG, que chega em torno de 80%, pois, é uma vacina que é aplicada logo nos primeiros dias de vida. Muitas vezes a dose é aplicada ainda dentro do hospital. Mas na média geral (de outros imunizantes) temos milhares de crianças com esquema vacinal atrasado e, por isso, o foco no dia 21”, reforçou.

LEIA TAMBÉM: Como proteger as crianças das 'doenças da primavera'

A campanha faz parte do “Movimento Nacional pela Vacinação”, lançado pelo Governo Federal no início do ano com o intuito de reforçar a segurança nos imunizantes. As famílias que não conseguirem procurar os postos indicados no fim de semana podem ir até qualquer UBS em horário de funcionamento que também encontrarão as doses. A orientação, em ambos os casos, é levar a carteira de vacinação da criança ou adolescente.

BUSCA ATIVA

Além do dia D, a secretaria municipal informou que os servidores das unidades estão adotando outras estratégias para melhorar índices vacinais. “Está sendo feita a busca ativa com os agentes comunitários de saúde, estamos falando nas unidades. Atravessamos uma pandemia (de Covid-19) e o que nos livrou foi justamente a vacina. No entanto, as pessoas perderam o sentimento de quanta uma vacina é essencial e salva vidas. Temos o dever de proporcionar que as crianças também tenham acesso a imunizantes”, destacou.

Entre as vacinas ofertadas estão contra Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral de Poliomielite (VOP), Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Tríplice Viral (SCR), Varicela, Hepatite A, Febre Amarela, Rota Vírus, HPV, DTP, Covid-19 e Influenza.

PROGRAMA MUNICIPAL

A pasta deverá divulgar na semana que vem um programa municipal de vacinação. Os detalhes do projeto não foram informados. “É um programa que está sendo elaborado há vários meses e estamos na fase final. É um programa diferente e que terá começo, meio e fim para que consigamos melhorar a cobertura vacinal”, indicou Machado.

ESTADO

No Paraná, a meta da campanha – que vai até 28 de outubro - é aplicar cerca de 250 mil doses de vacina em todo o Estado, sendo aproximadamente 80 mil doses somente Dia D. Neste sábado haverá mais 1,2 mil salas de vacinação abertas no Estado, com 12 mil profissionais de saúde envolvidos.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.