Após nove anos sem concurso público para a contratação de guardas municipais, a Prefeitura de Londrina anunciou nesta terça-feira (16), o cronograma para o processo seletivo que será realizado em 2022. Serão ofertadas 35 vagas e a abertura das inscrições está prevista para o dia 24 de fevereiro.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina terá concurso da Guarda Municipal em 2022
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Segundo o secretário municipal de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, os candidatos deverão passar por quatro fases de aprovação, que inclui a prova objetiva, aptidão física, conduta social e curso de formação (de mais de 600 horas). “A Guarda Municipal, ao contrário de outros cargos, exige após a fase de habilitação um curso de preparação, o que demanda muito mais tempo para que o profissional esteja efetivamente em campo, apto para atuar”, completa a secretária municipal de Recursos Humanos, Juliana Faggion.

A contratação de novos agentes de segurança prevê carga horária de 36 horas semanais (com aproximadamente três plantões de 12 horas) e salário inicial de R$ 3.042,28.

CRONOGRAMA

Com a liberação do processo seletivo, há um prazo de aproximadamente 90 dias para o preparo de estudos de custos, perfil psicodinâmico requerido, conteúdo das provas e tipo de questões. Com isso, a Prefeitura terá as informações necessárias para avaliar a possibilidade de promover o processo por conta própria ou se irá terceirizá-lo. “É um concurso bem específico e o preparo do edital está sendo feito de forma totalmente sigilosa”, comenta Faggion, ao destacar que “o perfil requirido da Guarda hoje é diferente dos processos anteriores”.

Com o edital publicado, as provas (objetiva, dissertativa e de títulos) e o teste de aptidão física devem ocorrer no início do mês de junho. Em seguida, os aprovados e convocados passarão por perícia de aptidão física e mental prevista para o dia 04 de julho. A data estimada para início do exercício do cargo é em 1º de dezembro de 2022.

As novas vagas surgem para a reposição de funcionários e já estavam previstas no orçamento da prefeitura. Elas terão prazo de validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois anos. O prefeito Belinati destacou que esse é o primeiro concurso público municipal desde o início da pandemia.

“A expectativa é atrair milhares de candidatos. E, como ele tem a validade por até quatro anos, nós iremos chamando de acordo com a necessidade e com os estudos técnicos da pasta. A Guarda Municipal desenvolve um trabalho essencial na cidade e, acredito que na pandemia, ela mostrou o valor real que tem, desde a fiscalização de aglomerações, o cumprimento da Lei Seca, o apoio no trânsito, dos prédios públicos, entre outras”, diz. Para o ano que vem, Belinati também adiantou a previsão para novos concursos para as pastas de Saúde e Educação.

EFETIVO

O último concurso público da Guarda Municipal ocorreu em 2012. Atualmente, o efetivo é composto por 318 agentes de segurança e, de acordo com o secretário da pasta, a corporação já chegou a ter 400. “As atribuições da Guarda têm aumentado, mas o serviço essencial são os bens, serviços e instalações do município, seja assegurando a preservação do patrimônio, como a integridade dos servidores durante a jornada de trabalho e dos usuários dos serviços públicos”, detalha.

Ramos comentou que a Guarda Municipal foi concebida com o cálculo de ter mil integrantes. “Existem cálculos feitos pela própria ONU, onde o número de integrantes é proporcional ao número de habitantes, mas em nenhum lugar do mundo esse número fecha. A gente tem que trabalhar em cima da primazia da realidade. O que nós temos hoje é o efetivo que o município pode disponibilizar e nós procuramos ser eficientes com ele e prestar o melhor serviço”, finaliza.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.