No primeiro Carnaval após dois anos sem festas ou com restrições, por conta da pandemia de Covid-19, a fantasia da vez terá que ser guarda-chuva e capa. A previsão da meteorologia para os próximos dias é de muita chuva. “A atmosfera vai se manter instável. Têm sistemas que estão atuando e vão potencializar a condição de chuva. Será um Carnaval chuvoso”, alertou a agrometeorologista Angela Costa, do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná).

LEIA TAMBÉM: PRF inicia nesta sexta Operação Carnaval nas estradas do Paraná

A média climatológica para o mês de fevereiro em Londrina é de 181 milímetros. Até a manhã de sexta-feira (17) já havia chovido 175 milímetros. “Temos um acumulado bem expressivo e a média será ultrapassada tranquilamente. Tem previsão de alguns períodos de sol nos próximos dias, mas a chuva vai predominar. Até o final do mês deveremos ter chuva”, destacou. O mesmo é esperado para o restante do Paraná, inclusive no litoral.

A especialista explicou que os meses do verão costumam ser aqueles com maiores volumes de chuva. “Os maiores acumulados são esperados para dezembro, janeiro e fevereiro. Depois vai diminuindo. Além disso, o fenômeno La Niña, que atuou nos últimos três anos e tivemos veranico, estiagem, está perdendo intensidade. Isso faz com que voltemos ao normal”, detalhou.

As temperaturas para o Carnaval deverão repetir a dos últimos dias, com sensação mais fresca, porém, com alguns momentos de tempo abafado. A mínima prevista é de 18º graus e a máxima de 27º graus. Na terça-feira (21), por exemplo, a temperatura pode variar de 19ºC a 24ºC, com possibilidade de chover 17 milímetros.

AGRICULTURA

Costa afirmou que a chuva tem sido benéfica para a agricultura como um todo. “É bom para quem está plantando, para quem está colhendo soja, feijão, para aqueles que possuem pastagens e hortaliças. É uma chuva bem regular e distribuída”, pontuou.

VIAGENS

Para fugir da chuva, muitos londrinenses e moradores da região vão viajar. A projeção da superintendência do Terminal Rodoviário de Londrina é de que desta sexta (17) até quarta-feira (22) cerca de 39 mil pessoas passem pelo local, uma média de 5.660 passageiros por dia.

Os destinos mais procurados são Curitiba, Santos, Rio de Janeiro, São Paulo e as cidades do litoral de Santa Catarina. Aproximadamente 300 ônibus extras estão sendo colocados à disposição para dar conta do aumento da demanda.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.