Imagem ilustrativa da imagem Londrina terá agendamento online e 'drive thru' de vacinação para idosos
| Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, divulgou na manhã desta terça-feira (24) o agendamento online e o serviço de 'drive thru' para vacinação de idosos entre 60 e 79 anos em Londrina. A proposta é evitar aglomerações nas UBS (Unidade Básicas de Saúde) diante do risco de adquirir o novo coronavírus. A imunização contra a gripe nesse público-alvo será realizada especificamente no próximo sábado (28) e, somente nesse dia, pretende-se atingir 80% dessa população.

Todos os idosos entre 60 e 79 anos devem realizar o agendamento da vacina. Para isso, é preciso ligar diretamente na UBS de referência ou usar o serviço de agendamento online, que passará a funcionar a partir da tarde desta terça-feira. “No site da prefeitura vamos disponibilizar o agendamento online, uma ferramenta muito simples e fácil para que as pessoas possam escolher o seu horário da vacina de acordo com a sua UBS", afirma o secretário.

Todo o agendamento será direcionado para o sábado (28), das 8h às 19h, na zona urbana, e das 8h às 14h, na zona rural, respeitando o limite de 15 pessoas a cada 30 minutos. Somente as pessoas agendadas receberão a vacina. O endereço do portal da Prefeitura é: www.londrina.pr.gov.br, os telefones das UBS também estão disponíveis no site.

‘DRIVE THRU’

O serviço de vacinação no carro também será oferecido, no mesmo dia e horário, no endereço da Igreja Presbiteriana Central, na rua João XXIII. “Vamos disponibilizar o ‘drive thru’ de vacinação, em que as vacinas serão feitas dentro do carro. Teremos dentro do estacionamento da igreja quatro pontos de vacina, ou seja, quatro equipes”, explica. A prefeitura contará com a ajuda da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) na orientação do trânsito.

Os idosos que optarem por essa modalidade de vacinação não precisam estar acompanhados, mas devem levar documento com foto e, preferencialmente, o cartão de vacinação. Londrina tem ao todo 60 mil pessoas acima de 60 anos, aqueles acima de 80 anos serão imunizados em casa.

A meta é vacinar 100% dessa população, mas o secretário afirma que, embora a prefeitura tenha capacidade para atender toda a demanda somente neste sábado, a expectativa é de que sejam imunizados 80% da população. Após essas ações, a secretaria pretende fazer o balanço para estudar novas estratégias de imunização na cidade.

mockup