Londrina tem mil casos confirmados de dengue
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 24 de março de 2003
Chiara Papali,br>Reportagem Local 
Londrina já ultrapassou a marca dos mil casos confirmados de dengue. Segundo informações da secretaria de Saúde já são 1.011 casos confirmados e cerca de seis mil notificados. Na zona leste são 645 casos confirmados; na oeste, 151; na zona norte são 87 casos; no centro, 91; e na região sul, 37 casos. O número de notificações é parcial, já que secretaria ainda está processando as informações recebidas no último final de semana.
De acordo com a gerente de epidemiologia, Sônia Fernandes, o número de notificações começou a aumentar no centro. Uma comparação entre as semanas epidemiológias mostra o crescimento na semana 9 foram 126 notificações; na semana 10, 181 e na semana 11, 270 notificações. Os dados da 12 semana ainda não foram computados.
Um balanço do dia D de combate à dengue na cidade, que aconteceu no último sábado, mostrou uma participação ''expressiva'' da população. Cerca de 10 mil pessoas, entre agente comunitários de sáude, estudantes e voluntários, participaram das atividades. Foram realizados mutirões educativos com a entrega de 130 mil panfletos e distribuídos cerca de 10 mil sacos plásticos de lixo.
Os arrastões de limpeza ocorreram em nove bairros, atingindo, segundo a diretora de epidemiologia, Josemari de Arruda Campos, todas as regiões da cidade. ''A mobilização valeu a pena, conseguimos 'mexer' com a população, mas acredito que ainda deve levar um tempo para a modificação de comportamento das pessoas, de realmente verificar seus quintais em busca de possíveis focos do mosquito.''
O início do outuno e a consequente queda de temperatura não deverá diminuir o ritmo de trabalho de combate, segundo Josemari. ''Ninguém pode relaxar com os cuidados, o ciclo evolutivo do mosquito só sofre interferência com temperaturas abaixo dos 15 graus e, mesmo assim, o mosquito tem se aclimatado bem em temperaturas mais baixas, com o ciclo se estendendo para 20 dias.''
Segundo informações do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) a previsão é de um outono típico, com temperaturas mais baixas pela manhã e diminuindo gradativamente até o início do inverno.


