Londrina registrou mais uma morte decorrente do novo coronavírus na noite desta segunda-feira (6). A vítima, um senhor de 69 anos, hipertensa, estava internada no HU (Hospital Universitário) há 17 dias. Ele e a filha, de 33 anos, contraíram a doença e os dois estavam internados no mesmo local. Ela recebeu alta do hospital no último domingo (5) aplaudida pelos profissionais de saúde. Esta é a segunda morte registrada na cidade.

.
. | Foto: Ricardo Chicarelli - Grupo Folha

O óbito foi confirmado pela superintendência do hospital e pela secretaria municipal de Saúde na manhã desta terça-feira (7). Segundo as informações da pasta, o paciente retornou dos Estados Unidos poucos dias antes de buscar atendimento. Ele deu entrada no HU no dia 21 de março em decorrência da complicação de síndrome gripal e permaneceu internado. Os exames do Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná) confirmaram a doença pelo novo coronavírus no dia 27.

O estado de saúde do paciente se agravou para insuficiência respiratória e, a partir do dia 24, passou a ser necessária a ventilação mecânica. No dia seguinte, ele foi encaminhado para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital, onde se manteve até a noite desta segunda-feira. Nas últimas 24 horas, o homem sofreu choque séptico refratário, seguido de parada cardíaca e não resistiu.

No último boletim, divulgado na noite de segunda-feira (6) pela Prefeitura de Londrina, a cidade registrava 55 casos confirmados. Destes, 31 estão em isolamento domiciliar, 12 internados, 11 curados. Ao todo, 416 casos já foram descartados.

Londrina ainda tem 57 pacientes internados em investigação para coronavírus. Desses, 43 adultos estão em enfermaria, 12 em UTI, sendo 8 com ventilação mecânica. A cidade também tem duas crianças internadas, uma em enfermaria e outra em UTI.

SEGUNDA MORTE

Este é o segundo óbito por Covid-19 registrado na cidade. O primeiro, um homem de 37 anos, que tinha hipertensão, obesidade e pré-diabetes, ocorreu na última sexta-feira (3). Ele era engenheiro eletricista, fazia manutenção de equipamentos hospitalares e tinha realizado uma viagem para São Paulo dias antes de apresentar os sintomas.

PARANÁ

Segundo os dados da Sesa (Secrertaria do Estado da Saúde) divulgados na segunda-feira (6), o Paraná tem 14 óbitos registrados pela doença nos municípios de Cascavel (1), Campo Mourão (3), Cianorte (1), Maringá (2), Santa Fé (1), Quatiguá (1), Curitiba (3), Primeiro de Maio (1) e Londrina, que até então marcava 1 morte.

Os números de casos da doença no estado somam 466, com oito não residentes do Estado. Dos 466 confirmados, 95 estão internados, 60 estão em UTIs e 35 em leitos clínicos. Outros 4.867 foram descartados e 156 estão em investigação.