O autônomo Wilson Toffoli mora há cerca de 11 anos no jardim Nações Unidas, na zona leste de Londrina. Tão antigo quanto o período que está no bairro é o problema num bueiro que fica no final da rua José Spoladore, que está entupido. “Quando cheguei no bairro já estava nessa situação. Tentei a limpeza várias vezes, mas sem êxito. Quando chove alaga a rua, a água não escoa e invade as casas, por estarmos numa área baixa”, relatou.

O bueiro citado por ele é um dos 770 que ainda aguardam limpeza na cidade. De acordo com dados da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), a área central é a que concentra mais solicitações de limpeza. Desde 2019 este serviço é terceirizado. Atualmente, quem realiza o trabalho é uma empresa de Castro (Campos Gerais).

No ano passado, foram contabilizadas 582 solicitações para desobstrução. Neste primeiro semestre de 2023 já são 459, o que representa cerca de 80% de todos os pedidos de 2022.

CARROS BOIANDO

Entre as reclamações deste ano está a da autônoma Marilda Moreira Santana, que vive no conjunto Eucaliptos, na região leste. Ela conta que são vários bueiros com lixo e terra, o que gera inúmeros transtornos e prejuízos. "Moro na última rua do bairro e toda a sujeira desce para cá. Já perdi a conta de quantos carros boiaram. A água fica acumulada e no momento que passa o ônibus, por exemplo, vai tudo para minha casa", alertou.

GARANTIR DRENAGEM

A contratação do poder público prevê a limpeza de 12 mil bocas de lobo em toda a cidade durante um ano, com média de produção de mil unidades ao mês. "O objetivo é desimpedir o escoamento da água da chuva e garantir a drenagem correta das vias, evitando alagamentos e enchentes", ressaltou a CMTU. No ano passado o gasto foi de R$ 710 mil e nos primeiros seis meses de 2023 R$ 1,3 milhão.

Por meio de nota, a companhia destacou que "em 2023, até o presente momento, foram limpos 7.059 bueiros e que as equipes trabalham diariamente para atender a demanda". "Cada pedido solicitado entra em cronograma. Os atendimentos englobam, além do bueiro solicitado, todo o entorno, já que o sistema de drenagem precisa ser limpo e desobstruído", explicou.

SERVIÇO - Pedidos para desentupimento de bueiros podem ser feitos pelo telefone 43 3379-7900

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.