Imagem ilustrativa da imagem Londrina tem grupos de apoio ao abandono de cigarro



Há alguns anos o município de Londrina aderiu ao Programa Nacional de Combate ao Tabagismo, que compreende a capacitação de profissionais de nível superior e a formação de grupos de apoio ao abandono do hábito de fumar. Os grupos atuam nas unidades básicas de saúde do município, mas apenas naquelas cadastradas como Ambulatório Antitabagismo.
Quem quiser parar de fumar, o primeiro passo é procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência. "Se o grupo já começou as sessões, a pessoa terá de entrar em uma lista de espera e irá aguardar o início das atividades do próximo grupo. Se não houver grupos disponíveis naquela unidade, o paciente será encaminhado ao Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Londrina", explicou a coordenadora de Saúde do Adulto da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana de Oliveira Marques. Em média, o município mantém 15 ou 16 grupos em atividade a cada trimestre.
Antes de ingressar em um dos grupos, é feita uma avaliação clínica que irá determinar o grau de dependência do tabagista e se há necessidade de uso de medicamentos que auxiliem na eliminação do hábito do tabagismo. "O medicamento não é o carro-chefe do nosso trabalho. Nosso foco é a abordagem em grupo", disse Juliana.
Os grupos utilizam a abordagem cognitiva comportamental e o trabalho é baseado na troca de experiências e compartilhamento de informações entre os membros, onde um estimula o outro a prosseguir com seus objetivos. São quatro sessões iniciais e uma sessão de manutenção a cada 15 dias ou a cada mês. O serviço é gratuito.