São mais de dez mil notificações na cidade em seis meses
São mais de dez mil notificações na cidade em seis meses | Foto: iStock

Londrina teve epidemia de dengue declarada pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) nesta quarta-feira (26). Boletim semanal da pasta apontou que a cidade está com 2.288 casos confirmados da doença, levando em conta o ciclo epidemiológico estadual, que iniciou em agosto de 2019. A incidência da dengue na cidade é de 328,76 casos a cada cem mil habitantes.

São 10.684 notificações, com 5.332 registros ainda em investigação e outros 3.064 descartados. Representantes da secretaria municipal de Saúde irão conceder entrevista coletiva sobre o tema na manhã desta quinta-feira (27), na sede da autarquia, na zona leste. Somente em 2020 são mais de 1.600 confirmações.

No Paraná são 8.213 novos casos da doença em relação ao levantamento da semana passada, totalizando 34.905 confirmações. São 95.927 notificações, um acréscimo de 25,75% se comparado com o boletim anterior. Trezentos e vinte e nove municípios têm notificação para a dengue, sendo que em 267 existem casos confirmados.

Além de Londrina, outras 13 cidades também tiveram o estado de epidemia declarado: Foz do Iguaçu, Maringá, Umuarama, Iracema do Oeste, Brasilândia do Sul, Ivaté, Jussara, Tapejara, Ivatuba, Nova Esperança, Sarandi, São Pedro do Ivaí, Guaraci e Leópolis. Já são 92 municípios com epidemia. Outras 46 estão em alerta.

SINTOMAS

Os principais sintomas da dengue são febre alta com início súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas e erupções avermelhadas semelhantes ao sarampo ou rubéola, principalmente no tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, perda de paladar e de apetite, tonturas, dores no corpo.

No final da tarde de quarta-feira a Prefeitura de Londrina publicou, via diário oficial, a classificação preliminar dos candidatos que serão contratados temporariamente para reforçar os atendimentos relacionados à dengue. A maior parte destes profissionais vai atuar num centro de atendimento da doença que vai funcionar na zona norte. A expectativa é de que eles comecem a trabalhar na primeira quinzena de março.

Atualizada às 14h14 de 27/02/2020