A secretaria municipal de Saúde de Londrina abriu 4 mil vagas para vacinação contra a Covid-19 até sexta-feira (24), em todas as Unidades Básicas de Saúde. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 de 2023 iniciou em fevereiro, com a vacina bivalente da Pfizer, priorizando as pessoas que pertencem aos grupos de risco, por terem maior probabilidade de desenvolver formas graves da doença.

Neste momento, podem receber a dose os seguintes grupos: grávidas; puérperas (período pós-parto até 45 dias); idosos; pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência; pessoas institucionalizadas, maiores de 12 anos, bem como os profissionais que trabalham nestas instituições; pessoas imunossuprimidas maiores de 12 anos; e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas (a partir de 12 anos de idade).

Para receber a vacina, é necessário fazer o agendamento da data e horário da aplicação no Portal da Prefeitura . É necessário imprimir o comprovante com o QR Code para apresentar no dia e local selecionado, junto com a carteira de vacinação Covid-19 e um documento de identificação com foto.

CONTRA NOVAS CEPAS

As vacinas bivalentes protegem contra o vírus original e as novas cepas, incluindo a ômicron e suas subvariantes, que são as que mais têm infectado a população ultimamente. Somente pode receber esta dose a pessoa que tenha concluído o esquema primário da vacinação contra a Covid-19, composto pelas duas primeiras doses das vacinas monovalentes. Caso contrário, é necessário atualizar o seu esquema vacinal antes de se imunizar com a nova vacina. Além disso, é necessário respeitar o intervalo de, pelo menos, quatro meses desde a última dose de reforço ou da última dose do esquema primário (básico).

BALANÇO

De acordo com a Saúde, receberam a vacina bivalente em Londrina 16.005 pessoas. Somente no mutirão de vacinação, realizado no último sábado (18), em três unidades de saúde, foram aplicadas 2.038 doses da vacina bivalente e 134 monovalentes.

A secretaria lembra que crianças a partir dos seis meses podem ser vacinadas contra a Covid-19. A aplicação também é agendada pelo Portal da Prefeitura. Após o agendamento, basta comparecer à UBS selecionada dentro do horário reservado para proteger o bebê ou criança contra a doença.

NO PARANÁ

Desde o início da vacinação com a bivalente, o Paraná recebeu pouco mais de 1 milhão de doses. Distribuídas aos municípios, de acordo com o Vacinômetro Nacional, apenas 203 mil foram aplicadas. "Este número é muito baixo e, por isso, agora orientamos que os municípios que possuem doses disponíveis ampliem essa imunização para todos os grupos prioritários”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, César Neves. (Com informações do N.Com e da AEN)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.