A aposentada Sirlei Albino da Silva recebeu a primeira dose da vacina no feriado
A aposentada Sirlei Albino da Silva recebeu a primeira dose da vacina no feriado

Londrina deve chegar nesta quinta-feira (22) à marca de 100 mil vacinados contra a Covid-19 com, pelo menos, uma dose, o que representa 17% de toda a população da cidade. Até terça-feira (20) o “vacinômetro” da prefeitura apontava para 97.749 pessoas imunizadas com a primeira dose e 34.653 com a segunda, o que garante a proteção completa. Durante o feriado de Tiradentes, nesta quarta-feira (21), seis unidades funcionaram das 8h às 19h para vacinar os grupos prioritários, que fizeram o agendamento antecipadamente.

O município ofereceu quatro mil vagas na quarta. Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a maior parte foi preenchida por moradores que deveriam receber a dose complementar de Coronavac ou Covishield. Tem direito à vacina, atualmente, os idosos a partir de 63 anos, trabalhadores da saúde e profissionais de forças de segurança e salvamento. O Governo do Estado, por meio de seus representantes, já declarou que a expectativa é imunizar todas as pessoas com 60 anos ou mais até o final deste mês.

Machado afirmou que a meta é factível, desde que tenham doses disponíveis. As vacinas são entregues aos estados pelo Ministério da Saúde. “São aproximadamente 15 mil pessoas em Londrina com 60, 61 e 62 anos. Seria possível vacinar este público em três, quatro dias, de acordo com a nossa capacidade instalada no momento, mas para isso, o que vai ser o fiel da balança, é que tenha vacina. Se na próxima remessa vier quantidade suficiente, com certeza iremos vacinar”, defendeu.

O Plano Municipal de Imunização está na primeira e segunda etapa. A terceira - estimada em 21 mil pessoas - abrange a população com comorbidades, como diabetes, hipertensão e câncer.

EMOÇÃO E FELICIDADE

Moradora da área central, a aposentada Sirlei Albino da Silva, 63, foi até o Centro de Imunização da Zona Norte para receber a primeira dose do imunizante. Após a aplicação, ela não conteve a emoção. “Temos que respeitar muito os profissionais da saúde. Estão de parabéns”, agradeceu. “Estou vacinada, graças a Deus. Só tenho saído de casa para ir ao mercado, já que moro sozinha”, relatou.

Quem também comemorou a vacina foi o servente de pedreiro Laerte Pedro da Costa, 71. Ao escutar atentamente as explicações da aplicadora, já imaginou no que a dose pode resultar quando estiver disponível em larga escala. “É um dia de felicidade. Não vejo a hora dessa pandemia acabar para poder viajar, ir na praia. Faz mais de um ano que não viajo. Vida de aposentado é isso”, brincou.

O secretário de Saúde destacou a necessidade das pessoas se atentarem à data da segunda dose. Levantamento de semana passada apontava que 500 londrinenses ainda não tinham buscado a dose de complementação. “Todos os vacinados saem com data para voltar ao site da prefeitura e fazer o agendamento da segunda dose. Lançamos ações complementares para chegar a estas pessoas, com reforço por meio de mensagem de texto, ligações e as unidades fazendo busca ativa.”