Thiago Rocha de Araújo, de 19 anos, vai representar o país na WorldSkills International, a maior competição profissional de nível técnico do mundo, que tem data para acorrer no mês de outubro em Shanghai, na China. O torneio WorldSkills International é realizado a cada dois anos, desde 1950, e entre os seus objetivos estão o de promover o intercâmbio entre os jovens profissionais de várias regiões do mundo além da troca de conhecimentos em inovações tecnológicas.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina representará o Brasil no mundial de profissões na China
| Foto: Divulgação

O resultado saiu na manhã desta sexta (04), após três dias de provas, em que Thiago disputava a vaga para o mundial com outros competidores dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Bahia na modalidade #53 – Computação em Nuvem. O londrinense recebeu a notícia com extrema alegria, já que foram anos de preparo até a chegada dessa semana de provas.

“É muito gratificante. Eu estou há três anos estudando especificamente para esse momento e é uma alegria sem igual, porque a gente vê o trabalho de três anos e percebe que tudo valeu a pena, todas as horas de estudo, todas as noites acordado, todo o trabalho duro, no fim tudo vale a pena”, conta.

Thiago é formado em Técnica em Informática pelo Senai Londrina e trabalha como Engenheiro DevOps na fintech norte-americana WEX. O jovem sente muito orgulho em levar o nome da cidade para o mundo e agradece, sobretudo, aos professores e ao Senai, por estarem o tempo todo ao seu lado nessa caminhada: “Representar o Brasil é uma honra muito grande, principalmente em estar levando o nome da nossa cidade de Londrina, do nosso estado e também do Senai, que é uma instituição que sempre me ajudou”.

Thiago Rocha está ao lado do Gabriel Galdino, seu expert treinador na Computação em Nuvem
Thiago Rocha está ao lado do Gabriel Galdino, seu expert treinador na Computação em Nuvem | Foto: Divulgação

Mas o que é computação em nuvem?

Essa tecnologia consiste no fornecimento de serviços de computação, como armazenamento pela internet, por exemplo. A computação em nuvem é uma área em constante desenvolvimento e pode oferecer inovações mais rápidas, recursos flexíveis e economias de escala.

Na competição, a modalidade da Computação em Nuvem “procura aplicar uma prova sempre utilizando os melhores padrões de arquitetura em nuvem que o mercado oferece, como padrões de segurança, de disponibilidade, de escalabilidade e de resiliência” conta Thiago. Lá, será cobrado dos competidores aplicar esses padrões dentro de uma prova, a qual pode exigir, também, a criação de um projeto novo.

* Sob a supervisão de Adriana De Cunto, chefe de Redação

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1