Londrina registrou o primeiro caso de chikungunya em 2020. A informação é da secretaria municipal de Saúde, que divulgou nesta quinta-feira (24) um boletim com os números atualizados sobre a dengue e chikungunya.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina registra primeiro caso de chikungunya em 2020
| Foto: iStock

Trata-se de uma moradora da zona sul e o caso, segundo a secretaria, havia sido inicialmente notificado como dengue, mas no exame diferencial ficou constatado que os sinais e sintomas apresentados eram decorrentes da chikungunya. Os sinais que a paciente teve foram mialgia, exantema, dor articular por sete dias e petéquias, pequenas manchas marrom-arroxeadas.

A diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, explicou que não é a primeira vez que ocorrem casos desta arbovirose no município, pois desde 2016 há ocorrências. Foram registrados três casos em 2016, um em 2017, três em 2018 e cinco em 2019. De acordo com ela, o trabalho de campo, de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, já foi realizado na localidade em que foi computado o novo caso, inclusive com aplicação de inseticida por bomba costal.

DENGUE

De acordo com os dados divulgados pela Saúde, do início do ano até agora Londrina registra 48.724 casos notificados de dengue, dos quais 24.118 foram confirmaram, 5.924 descartados e 18.682 estão em análise, aguardando o resultado de exames laboratoriais.

O município também contabiliza 41 notificações de óbitos relacionados à dengue, de residentes de Londrina. Destas, 32 foram confirmadas e nove descartadas, após discussão do Comitê de Revisão de Óbitos por Arboviroses.