Londrina registra mais uma morte em decorrência da dengue
Desde o início do ano são 3.390 casos confirmados da doença, de acordo com boletim semanal publicado nesta quinta; Dia D contra a Dengue será realizado no Jardim Nova Esperança
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 12 de junho de 2025
Desde o início do ano são 3.390 casos confirmados da doença, de acordo com boletim semanal publicado nesta quinta; Dia D contra a Dengue será realizado no Jardim Nova Esperança
Reportagem local

Uma mulher de 87 anos morreu em decorrência da dengue em Londrina. A confirmação consta no boletim epidemiológico sobre a doença, divulgado nesta quinta-feira (12), pela Secretaria Municipal de Saúde. A paciente, moradora da zona leste, estava em cuidados paliativos e tinha insuficiência cardíaca, de acordo com a secretaria. Ela iniciou os sintomas no dia 1º de maio, internou no dia 4, e faleceu no dia 16 do mesmo mês, no Hospital Araucária. Neste ano Londrina registra sete óbitos.
Ainda de acordo com o boletim, desde o início do ano, foram registradas 18.195 notificações relacionadas à doença, das quais 3.390 foram confirmadas e 10.723 descartadas. Outros 4.082 casos seguem em análise.
O boletim também aponta sete notificações relacionadas à chikungunya, das quais uma foi confirmada (caso importado), três descartadas e três estão em análise.
INCIDÊNCIA DE CASOS
O mapa que apresenta a incidência de casos notificados de dengue por área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) destacou apenas uma localidade com incidência crescente: União da Vitória, na zona sul.
“Nesta semana, observa-se um panorama mais estável, com a maioria das regiões apresentando controle dos casos. A exceção é a área de abrangência da UBS do União Vitória, que registra incidência crescente. Diante disso, estão previstas ações de intervenção já nesta sexta-feira (13) e sábado (14), incluindo a realização do Dia D de Combate à Dengue que ocorrerá no Jardim Nova Esperança, bairro pertencente a essa unidade de saúde”, informou o gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas.
Ele enfatizou que, mesmo com a redução no número de casos de dengue é fundamental que esse cenário não leve ao relaxamento das ações de prevenção e controle. “Temos que lembrar que estamos em uma fase em que há grande quantidade de ovos do Aedes aegypti presentes no ambiente, o que pode favorecer o ressurgimento da transmissão quando esquentar”, apontou.
DISQUE-DENGUE
A população pode colaborar denunciando possíveis focos do mosquito pelo Disque-Dengue, no número 0800-400-1893. O atendimento fica disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; ou pelo site https://sisvas.londrina.pr.gov.br/index.php/denuncias .
(Com informações do N.Com)

