As notificações relacionadas à dengue em Londrina subiram para 38.053 nesta semana, 6.332 a mais que no boletim da semana passada, que apontava 31.731 notificações. A secretaria municipal de Saúde informa que o número de casos confirmados e descartados não foi divulgado no novo Boletim Epidemiológico devido à instabilidade nos sistemas de dados do Ministério da Saúde .

“Nesta semana não conseguimos baixar banco de dados do Sinan Dengue, motivo pelo qual não teremos como atualizar o boletim. Os dados que conseguimos atualizar são referentes ao número de notificações e óbitos”, esclareceu o secretário de Saúde, Felippe Machado.

Com relação aos óbitos, a Saúde informou que houve duas novas mortes em decorrência da dengue. As vítimas são duas mulheres, uma tinha 90 anos e comorbidades, outra 86 anos e comorbidades. Londrina registra 12 mortes por dengue desde o início do ano.

A Prefeitura de Londrina prossegue com a ações de combate à dengue.

Nesta semana, as equipes de Endemias farão atendimento de casos suspeitos de arboviroses, realizando busca de novos sintomáticos e eliminações de possíveis criadouros, bem como vistorias em imóveis classificados com pontos estratégicos. Haverá, também, atendimento às denúncias feitas por munícipes via 0800 e ouvidoria. As equipes farão o monitoramento através de armadilhas ovitrampas, mutirões educativos e limpeza de imóveis críticos, intensificação de atividades em bairros com alta incidência de casos suspeitos de aboviroses, atividades de levantamento de índices entomológicos e atendimento de imóveis em poder de imobiliárias e/ou particular.

Ações educativas, como palestras nas escolas, empresas e com sociedade civil organizada, e ações com uso de armadilhas para reduzir a densidade populacional do vetor, também integram o combate à dengue em Londrina.

15 MINUTOS

A secretaria de Saúde orienta que cada família dedique, pelo menos, 15 minutos de seu tempo, uma vez por semana, para vistoriar sua casa e quintal, verificando se há objetos que podem acumular água. Os itens devem ser removidos e descartados em sacos plásticos para a coleta seletiva ou para o recolhimento pelo caminhão de lixo. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito aedes Aegypti cheguem à fase adulta, freando a transmissão das doenças provocadas pelo Aedes, como a dengue, zika e chikungunya.

DISQUE DENGUE

A secretaria disponibiliza o Disque Dengue, por meio do número gratuito 0800-400-1893, para que a população possa fazer denúncias de imóveis ou áreas suspeitas de terem focos do mosquito Aedes aegypti, como terrenos baldios ou ambientes que possam facilitar a proliferação do vetor. As denúncias podem ser feitas de segunda a sexta, das 8 às 17h. Também é possível denunciar por meio do endereço eletrônico https://sisvas.londrina.pr.gov.br/index.php/denuncias, a qualquer hora. (Com informações do N.Com)