Londrina sedia, neste fim de semana, o Inspire Tour de Parkour. O evento terá a presença de mais de 200 praticantes, sendo 45 deles de vários países. As atividades serão realizadas no Zerão, Concha Acústica e na Associação Londrinense de Ginástica Artística (Alga), a partir das 9 horas.
O Inspire Tour reúne adeptos internacionais do Parkour, que realizam visitas a diversos países divulgando a atividade física, com a finalidade de realizar treinos temáticos em vários locais da cidade, como parques, praças e centros de lazer. Este ano, o Tour se concentra na América do Sul e passará por diversas cidades brasileiras. "Londrina será a única cidade do Brasil onde vamos conseguir manter todos os participantes por dois dias juntos. Este tipo de workshop agrega muito já que temos dificuldades em fazer o intercâmbio", frisou o instrutor de Parkour e um dos organizadores do encontro, Lucas Yamaguchi.
O objetivo de receber a Inspire Tour é de ampliar o entendimento cultural dos participantes e praticantes de Parkour e da população em geral por meio do descobrimento da cidade e de seu papel social, compartilhando experiências com crianças, jovens e adultos.
Já confirmaram presença praticantes da Rússia, Estados Unidos, Alemanha, Escócia, Dinamarca, Inglaterra, Chile, além de pessoas do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. "Muitos desses praticantes são fundadores do Parkour e viajam pelo mundo divulgando a atividade, como é o caso do britânico Daniel Ilabaca, mundialmente conhecido, e que confirmou presença", revelou Yamaguchi. "As técnicas são parecidas, porém esta experiência é importante já que eles vão passar noções sobre a preparação física e até como iniciar a instrução para novos interessados".
O evento é uma promoção do Grupo Parkour Londrina, com o apoio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e Instituto Paranaense de Esportes e Cultura (IPEC). Todas as instruções serão ministradas por profissionais graduados em Educação Física, conhecedores e praticantes da modalidade. Pessoas não praticantes e interessados no Parkour também podem participar do Inspire.
A organização solicita aos participantes a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados ao Centro Voluntário de Londrina (CVL).