Londrina recebe, nesta quinta-feira (17), uma ação gratuita da 2ª edição do Mutirão Nacional da Tontura. A iniciativa busca ampliar a conscientização sobre saúde vestibular, tontura, vertigem, desequilíbrio e prevenção de quedas. A atividade será realizada às 17h30, no Lago Igapó, em frente ao Hospital IPO, na Rua Joaquim de Matos Barreto, 930 (zona sul), e é aberta ao público. Em caso de chuva, a ação será cancelada.

Idealizadora do Mutirão Nacional da Tontura, a fisioterapeuta neurofuncional e vestibular Dani Dias, que atua na cidade, explica que a programação inclui avaliação do equilíbrio dos participantes, distribuição de materiais educativos, orientações sobre prevenção e aplicação de questionário para ampliar o levantamento de dados sobre sintomas vestibulares na população.

Esta edição também contará com palestras e atividades práticas voltadas a diferentes públicos, entre elas, ações com colaboradores de uma construtora local e com o grupo de idosos da Associação Cultural e Esportiva de Londrina (Acel).

Segundo Dani, a população ainda desconhece a atuação do fisioterapeuta especializado em reabilitação neurovestibular e procura atendimento somente depois que os sintomas persistem. “Muitas pessoas procuram inicialmente o pronto-socorro, recebem medicação e continuam com os sintomas. Elas costumam chegar até nós depois que alguém conta que fez as manobras e melhorou”, afirma.

Diferentes condições

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 30% da população mundial tem ou já teve episódios de tontura. O sintoma pode estar relacionado a diferentes condições e, quando associado a alterações do equilíbrio, pode aumentar o risco de quedas, especialmente entre pessoas mais velhas.

Para Dani, a tontura não deve ser encarada como uma consequência natural do envelhecimento. O sistema vestibular, localizado no ouvido interno, participa da manutenção do equilíbrio e da orientação espacial do corpo.

“Da mesma maneira que, quando envelhecemos, podemos ter problemas de visão, alterações no sistema vestibular também podem aparecer. Por isso, é importante trabalhar a prevenção e estimular o sistema de equilíbrio para reduzir problemas ao longo da vida e o risco de quedas”, explica.

A mobilização também busca combater a desinformação sobre tontura e ampliar o acesso da população a informações sobre diagnóstico, prevenção e possibilidades de tratamento.

Mobilização nacional

O mutirão nacional ocorre até 19 de setembro em diferentes cidades brasileiras e reunirá cerca de cem profissionais da saúde em todo o país.

Informações: www.mutiraodatontura.com.br

(Com informações da Assessoria)

mockup