Imagem ilustrativa da imagem Londrina recebe  2,3 mil denúncias de maus-tratos a animais
| Foto: iStock

Desde o início de 2020, a Diretoria de Bem-Estar Animal da Sema (secretaria municipal de Ambiente) de Londrina já registrou 2.301 denúncias de maus-tratos em Londrina, sendo 60% relacionadas a cães presos em correntes ou cabos de aço, seguido de situações de abandono. Os números chamam a atenção para a campanha Dezembro Verde, campanha nacional de conscientização contra abandono e maus-tratos a animais, e que em Londrina foi lançada na manhã desta quinta-feira (3).

Segundo o gerente de Proteção Animal da pasta, Alessandro Capeloto, os locais onde a equipe é frequentemente acionada por motivo de abandono são: Usina Três Bocas, Estrada do Limoeiro, Pool de Combustíveis e os patrimônios Espírito Santo e Regina. “A Guarda Municipal já está em alerta nesses locais, monitorando esse tipo de prática. Quem for pego pode responder criminalmente, pagar multa de R$ 2 mil e, dependendo do caso a penalidade pode resultar até em prisão”, afirma.

Sobre os animais presos em correntes, que ocupa o topo da lista de denúncias, Capeloto explica que a Lei Municipal 12.992 de dezembro de 2019 proíbe o responsável de cercear o movimento do animal. “Ou seja, não pode mantê-los presos a correntes ou cabos de aço. Orientamos as pessoas a construir um canil para que o cão fique em um espaço adequado. Isso foi ser feito com pallets, por exemplo, que tem baixo custo”, diz.

Para Capeloto, a conscientização da população é o "pilar" que precisa ser sustentado. A partir desta compreensão, a Sema promove pelo segundo ano a campanha Dezembro Verde, lançada na manhã de quinta-feira (3) em Londrina.

TERCEIRO SETOR

“A ideia é fazer panfletagem e conversar com as pessoas em diferentes pontos da cidade ao longo do mês. Esse é o principal foco da campanha, mas também temos a intenção de lançar nos próximos dias um edital de apoio ao terceiro setor, ou seja, para que as ONGs de proteção animal possam apresentar seus projetos à Sema”, adianta José Roberto Berhend, secretário municipal do Ambiente.

Para o próximo ano, Berhend espera dar continuidade aos trabalhos voltados ao bem-estar animal. “É uma causa constante e temos a expectativa de abrir novos editais para dar suporte às ações de fiscalização como, por exemplo, a contratação de clínicas veterinárias”, comenta.

Bruna Ontivero Pelassi, da diretoria de Bem-Estar Animal da Sema, acrescenta que quanto mais essas mensagens de proteção animal forem transmitidas, maior será o engajamento da sociedade. “A gente já vem percebendo esse movimento. As pessoas estão mais sensíveis à dor animal e a Lei de Maus-Tratos vem nos dar respaldo para trabalharmos nesse sentido”, afirma.

De acordo com ela, das 2.301 denúncias neste ano, 1.056 foram solucionadas, mas seis pessoas foram autuadas por maus-tratos. “As demais ainda estão em andamento, pois envolvem diferentes situações e os proprietários denunciados têm o direito de se defenderem”, explica.

Com a denúncia, a equipe da Sema vai até o local e se constatado o crime, o responsável é notificado e se necessário, o animal é recolhido. “A multa para o infrator pode chegar a R$ 100 milhões, além das custas do tratamento”.

Como a prefeitura não possui um local próprio para abrigar esses animais, a equipe busca parcerias de ONGs e da iniciativa privada para mantê-los até que sejam adotados. Atualmente, há 50 cães e gatos sob tutela do município, esperando um novo lar.

ADA

Ter um espaço mantido pelo poder público para abrigar os animais acolhidos é, para Bruna Zandoná Reche, representante da ADA (Associação Defensora dos Animais de Londrina), a maior urgência para 2021. "Contar com espaço cedido pelo município seria muito importante e não teríamos a necessidade de pagar aluguel. Essa é nossa grande expectativa para 2021”, comenta. A ADA foi fundada em 2012 e hoje abriga 1.200 animais, entre cães e gatos. “A campanha Dezembro Verde é extremamente importante, ainda mais nessa época do ano, quando as pessoas estão em férias e a incidência de abandono é maior”, reforça.

SOS VIDA ANIMAL

A SOS Vida Animal, que atua há 31 anos em defesa dos animais, também está desenvolvendo uma ação com depoimentos de crianças sobre o cuidado com os animais. Uma das gestoras da ONG, Carolina Gharib, reforça que a “educação começa na conscientização. As pessoas devem saber que abandono é crime, além de ser uma crueldade sem tamanho. Por isso, para nós o controle populacional é a causa mais urgente, com investimentos em campanhas educativas e castração”, avalia.

SERVIÇO: Denúncias de maus-tratos e abandono de animais podem ser feitas pelo (43) 9 9994-8677 (WhastApp). Os interessados em adotar animais podem entrar em contato com a Sema pelo (43) 3372-4775