.
. | Foto: Fabio Alcover/24-07-2017

A Prefeitura de Londrina protocolou na Câmara de Vereadores o projeto de lei que altera a classificação do Bosque Marechal Cândido Rondon, o Bosque Central. De acordo com o secretário da Sema (Secretaria Municipal do Ambiente), José Roberto Behrend, o projeto tem o objetivo de retomar a classificação anterior do bosque central para “praça pública”. Atualmente, o bosque tem o título de APP (Área de Preservação Permanente). A matéria foi lida na sessão de quinta-feira (13) pelo presidente da Câmara, Ailton Nantes (PP). Na próxima semana, os vereadores votam a admissibilidade do projeto.

Conforme o presidente da Comissão Permanente de Política Urbana e Meio Ambiente da Câmara, o vereador Gerson Araújo (PSDB), um grupo de trabalho com mais três pessoas do Executivo e três da Associação Concha dos Amigos e Moradores do Centro Histórico de Londrina foi criado para discutir o assunto. “Nós estamos preocupados com o bosque. Todos nós sabemos o que está acontecendo ali, mas para fazer qualquer tipo de trabalho esbarramos nesse projeto que estabelece a questão de posição permanente”, afirmou..

Sobre esse projeto de lei que altera a classificação do bosque, Araújo acredita que terá muita oposição a respeito, mas explica que sem ele não seria possível implementar melhorias na área do bosque. “Nossa comissão tem uma reunião marcada para segunda-feira (17). A gente vai dar o start e verificar quais as melhores maneiras de resolver os problemas do Centro, mas o bosque é prioridade neste momento. Eu estou sentindo que esse projeto fará uma diferença muito grande”, opinou.

A mudança no "status" do Bosque Central de APP para praça pública permitiria podas e cortes de algumas árvores. “Existe a ideia de tirar plantas que não são nativas, mas se pensarmos nisso hoje, é impossível. E nós queremos transformar aquele local num ambiente em que as pessoas cheguem e queiram ficar lá. E logicamente temos que pensar no meio ambiente e nos animais para fazer as coisas de forma correta. Assim, é possível também criar uma condição para um controle das pombas”, esclarece.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), explicou que o projeto altera somente a conformação jurídica do local voltando à configuração inicial que era uma praça. Além disso, o prefeito adiantou que a rua Piauí não será aberta, passando através do bosque. “Nós estamos criando uma condição de praça para podermos revitalizar aquele espaço”, defendeu. “Quando existe uma área de preservação permanente você fica muito limitado nas suas ações e essa discussão foi feita anos atrás quando foi falado sobre se deveria ou não abrir o bosque com ruas, mas esse não é nosso objetivo”, pontua.

Belinati ressalta que ao transformar o local em praça será possível retirar vegetações não nativas e buscar uma solução definitiva para os pombos que afetam toda a população da região central. “Por ser uma APP, você não pode tirar nenhum tipo de vegetação do local e isso colabora com a permanência dos pombos. Os especialistas entendem que para resolver o problema dos pombos nós temos que fazer algum tipo de ação mais contundente no sentido de retirar esse tipo de vegetação que não é daquele local para ter uma solução definitiva”, argumentou.

O prefeito afirmou ainda que há várias árvores condenadas e outras que colocam riscos à população. “A ideia é refazer o bosque. Trocar iluminação, calçada, equipamentos públicos, entre outros, para fazer uma grande praça”, acrescenta.