No próximo fim de semana, a secretaria municipal de Saúde em Londrina pretende atingir ao menos cinco mil jovens com a imunização contra Covid-19, promovendo a "Balada da Vacina". “A Prefeitura de Londrina autorizou a vacinação do público acima de 25 anos e trazemos essa novidade. Nossas equipes vão preparar um ambiente todo especial para receber esses jovens, fazendo 36 horas de vacinação de forma ininterrupta aqui no CCI da Zona Norte. Vamos começar no sábado às 7h da manhã e vamos prosseguir até o domingo, às 19h", afirmou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

Ele esteve no CCI da Zona Norte (rua Luiz Brugin, 570) nesta terça-feira para anunciar a liberação do agendamento para o público acima de 25 anos. De acordo com ele, são cerca de seis mil vagas disponíveis até o domingo (22). “Temos a expectativa que ainda nesta semana um novo lote de vacinas possa chegar em Londrina, o que vai nos permitir mais um avanço em faixa etária. A gente não consegue prever até que idade vamos chegar, mas a expectativa é avançar para mais uma nova faixa de idade até o fim de semana”, disse.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina prepara 'balada da vacina' neste fim de semana
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

HUMANIZAÇÃO

A iniciativa das equipes de saúde em promover a vacinação temática é uma forma, segundo Machado, de humanizar os atendimentos. “É uma forma de trazer alegria e esperança nesse momento de vacinação porque a gente entende a dificuldade que todo mundo vem passando com esta pandemia. Buscamos formas lúdicas e temáticas como uma forma também de atrair o público. Sabemos que os jovens, em sua grande maioria, não buscam o serviço de saúde. Vamos inovar dessa vez e transformar nossa sala de vacinação em uma grande balada para recebê-los”, destacou.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina prepara 'balada da vacina' neste fim de semana
| Foto: Divulgação/Felippe Machado

No período de festas juninas, as equipes de saúde enfeitaram o CCI com bandeiras coloridas e, durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, as salas de atendimento foram decoradas com temas esportivos e com homenagens a alguns atletas brasileiros medalhistas olímpicos, como a "Sala Rainha Marta" e "Sala Natália Falavigna".

Imagem ilustrativa da imagem Londrina prepara 'balada da vacina' neste fim de semana
| Foto: Divulgação/Felippe Machado

O calendário de vacinação contra Covid-19 do Governo do Paraná prevê que até o final de setembro, todos os jovens com mais de 18 anos no Estado estejam ser vacinados. “Nas últimas semanas tem aumentado o número de doses enviadas a todos os municípios e assim, conseguimos acelerar a vacinação. É muito provável que antes do dia 30 de setembro, a gente consiga vacinar todo cidadão londrinense com mais de 18 anos com a primeira dose”, comentou.

Leia mais: Londrinenses com 25 anos já podem agendar a vacinação

VACINÔMETRO

O Vacinômetro de Londrina registrou até às 20h de segunda-feira (16), um total de 469.148 vacinas aplicadas. Desse volume, 326.939 representam os registros de primeira dose e 130.193 de segunda dose. Já receberam a dose única da vacina contra Covid-19, um total de 12.016 londrinenses.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.