O Londrina Pazeando, movimento pela Paz e Não-Violência, convida as escolas públicas e privadas da cidade a inscreverem redações e desenhos com o tema: “Agenda 2030, os seus ODS e a Cultura de Paz”. Uma comissão selecionará os melhores trabalhos que serão publicados na versão impressa do Livro Londrina Pazeando 2022.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina Pazeando seleciona redações e desenhos para livro
| Foto: Divulgação/Londrina Pazeando

Os textos e os desenhos deverão ser desenvolvidos individualmente por alunos, professores e pais ou responsáveis pelos educandos, inscritos pelas instituições de ensino. Também podem participar um aluno ou professor das universidades e faculdades que integram o NEP (Núcleo de Estudos para Paz de Londrina).

Os trabalhos devem propor ações individuais e/ou coletivas para serem implantadas na escola. O gestor do Londrina Pazeando, Luís Cláudio Galhardi, explica que serão selecionados cerca de 90 textos e desenhos para a versão impressa, mas todos os trabalhos serão publicados na edição virtual.

Para desenvolver os trabalhos, ele orienta as escolas a pesquisarem sobre a Lei Municipal nº 12.467 e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), também conhecido como Agenda 2030, que são 17 metas criadas pela ONU (Organização das Nações em conjunto com governos, organizações e cidadãos do mundo inteiro para a construção de um mundo melhor. “As ODS são as ferramentas para a construção de uma cultura de paz”, afirma Galhardi. Outra indicação é para os estudantes do ensino fundamental, que podem compreender melhor os ODS com a leitura de uma série de gibis lançados pela Turma da Mônica.

Galhardi destaca que essa será a 20ª edição do livro. “A ideia surgiu como uma forma de trabalhar junto aos estudantes, as propostas da ONU e da Unesco de educar para a Paz. Com a produção do livro, estamos estimulando as escolas no trabalho da Campanha Global de Educação para a Paz”, diz.

Os textos, com título, deverão ser digitados no Word (fonte Arial tamanho 12) e ter de 20 a 30 linhas, ou ainda, conter mínimo de 1.500 caracteres e máximo de 3.800 caracteres. Os desenhos deverão ser produzidos em tamanho A4 e construídos à mão livre, onde serão observados os seguintes critérios: criatividade, originalidade, concordância com o tema, uso adequado do material e técnica empregada. As instituições de ensino que queiram participar, devem fazer as inscrições até o dia 30 de maio. A publicação será lançada em novembro deste ano.

Serviço: Mais informações no site do Londrina Pazeando ou pelo e-mail [email protected]

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1