Prefeito comemorou o número nas redes sociais
Prefeito comemorou o número nas redes sociais | Foto: Reprodução

Londrina chegou, nesta quinta-feira (22), a 100 mil vacinados com, pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid-19. O número simbólico foi atingido já perto das 22h, após uma idosa de 63 anos receber o imunizante no Centro de Imunização da Zona Norte. Ela é paciente oncológica. Nas redes sociais, o prefeito Marcelo Belinati comemorou a marca. “Algo que nos emociona e enche nossos corações de esperança. Que Deus abençoe a vida de cada um de nós. Vai passar”, postou. "Sem dúvida uma marca muito expressiva graças ao empenho, comprometimento, envolvimento de todas as equipes da Prefeitura de Londrina", afirmou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

No total, segundo balanço da prefeitura atualizado às 23h de quinta-feira, são 100.035 londrinenses vacinados com a primeira dose e 40.054 com a segunda, que é o que garante a imunização completa. A primeira dose de vacina contra a doença foi aplicada na cidade em 19 de janeiro. Foram pouco mais de três meses para atingir a marca. São seis pontos de imunização.

O número representa 17% de toda a população do segundo maior município paranaense, estimada em 575.377 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Especialistas sugerem que seja necessário, no mínimo, 70% das pessoas vacinadas para garantir a chamada imunidade de rebanho, o que torna a vitória contra a pandemia de coronavírus um objetivo tangível. Os imunizantes são enviados pelo Ministério da Saúde e distribuídos pelo Governo do Estado.

Atualmente, o Plano Municipal de Imunização está na primeira e segunda fase, com a aplicação de doses em idosos a partir dos 63 anos e trabalhadores da área da saúde. Profissionais das forças de segurança e salvamento também foram definidos como grupo prioritário. O Paraná recebeu, nesta semana, mais 205.200 doses de vacinas contra a Covid-19. São 166 mil da AstraZeneca/Fiocruz e 39.200 da CoronaVac/Butantan.

A 17ª Regional de Saúde ainda não informou quando esta última remessa será encaminhada para as cidades da Região Metropolitana de Londrina e nem o montante. Em entrevista à FOLHA, na quarta-feira (21), Felippe Machado, secretário municipal de Saúde, afirmou ser possível terminar a vacinação dos idosos ainda durante o mês de abril, no entanto, se houver doses em quantidade suficiente. A pasta avalia que sejam cerca de 15 mil pessoas com 60, 61 e 62 anos vivendo em Londrina.

A prefeitura calcula que os grupos prioritários - em que incluem professores, moradores em situação de rua, pessoas com comorbidades, trabalhadores do sistema prisional e de transportes, deficientes severos - somam um universo de 170.500 pessoas, o que demandaria de 341 mil doses, levando em conta que os imunizantes disponíveis no Brasil, até agora, são em duas doses. Caso a campanha mantenha o atual ritmo, a vacinação destas faixas classificadas com prioridade terminaria apenas em meados de novembro.

CAMBÉ

Já Cambé (Região Metropolitana de Londrina) alcançou, na quinta-feira, o recorde diário de vacinação, com 983 idosos de 64 anos ou mais recebendo a primeira dose da vacina. Foram vacinados 245 idosos a cada hora e, segundo a Secretaria de Saúde, foi o dia em que mais pessoas receberam a dose, tendo uma única faixa etária como público-alvo.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.