Londrina Mostra Folclore tem truco, teatro e jogos
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 12 de agosto de 1997
Da Redação 
Rodas de truco, peças de teatro de grupos de diversas nacionalidades, jogos folclóricos infantis e palestras em vários pontos da Cidade fazem parte da programação da 1ª Londrina Mostra Folclore, que teve início no dia 2 e prossegue durante o mês todo.
A secretária municipal de Cultura, Angela Farah Marçal, observa que as manifestações folclóricas não são muito exploradas no Município. Daí a idéia de realizar a mostra, que reúne atividades que tentam mostrar o folclore de diversas etnias existentes em Londrina.
No dia 2, quando o evento teve início, foram realizadas rodas de truco e jogos folclóricos infantis, na rua Paraguai (área central). Novas rodas de truco estão previstas para o dia 17, no distrito de São Luiz (zona leste). Esta atividade foi incluída na mostra por ser um jogo de cartas típico do Norte do Paraná. De origem européia, o truco sofreu modificações em vários regiões e foi trazida para Londrina pelos mineiros e paulistas.
A programação da mostra, que prossegue até o dia 31, inclui ainda A Hora do Conto, que são apresentações cênicas de contos folclóricos e lendas com a equipe da biblioteca infantil da secretaria da Cultura. As apresentações acontecerão todas as quartas-feiras, sempre em uma biblioteca da escola municipal.
Roda de capoeira e apresentações de grupos de dança italiana, alemã, árabe e afro, shows de música japonesa também serão exibidos durante o mês. O evento se encerra no dia 31, com um almoço campeiro - churrasco de fogo de chão, apresentações de músicas e danças do tradicionalismo gaúcho. O evento beneficente à Associação de Amigos dos Portadores de Síndrome de Down, será realizado no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) - Rincão Sulino Londrina, na Aviação Velha (zona sul).
Segundo Angela Marçal, a programação da mostra foi feita de maneira a contemplar todas as regiões de Londrina. Ela espera que o evento se fixe no calendário da Cidade. É uma forma de preservar e mostrar o folclore para as futuras gerações, observa.
A 1ª Londrina Mostra Folclore está sendo realizado pela secretaria da Cultura, com apoio da Sercomtel, Companhia Municipal de Urbanização (Comurb), secretarias municipais da Agricultura e da Educação, Sesc Aeroporto, Comaves e Azaléia.


