A secretaria de Saúde de Londrina liberou, nesta sexta-feira (17), o cadastramento para vacinação contra a Covid-19 de crianças a partir de cinco anos. O registro deve ser feito no site da prefeitura (www.londrina.pr.gov.br/). A liberação acontece praticamente 24 horas depois de a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizar a imunização para o público infantil com Pfizer.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina libera cadastramento para vacinação de crianças a partir de 5 anos
| Foto: OSCAR DEL POZO / AFP

Apesar do anúncio do município, ainda não existe uma previsão para início da aplicação das doses, que depende do envio do Ministério da Saúde. O Governo Federal terá que comprar uma versão específica do imunizante para as crianças, com frascos e dosagem diferentes. O princípio ativo é o mesmo da vacina que vem sendo utilizada em adultos e adolescentes.

“Nosso pedido, por meio dos nossos conselhos de secretários municipais e estaduais de saúde, é que ainda esse ano possamos receber essa vacina. Temos capacidade de vacinação em Londrina de até dez mil pessoas por dia usando toda nossa estrutura. Nosso objetivo é que a maioria dessas crianças já iniciem o ano letivo de 2022 vacinados”, projetou Felippe Machado, secretário municipal de Saúde.

Machado também defendeu a importância da vacinação das crianças e reforçou que o imunizante é seguro. “É uma dose menor, de 0,2 ml, para cada criança. A vacina passou por análises e estudos da Anvisa e de outros órgãos de controle. Já é uma vacina utilizada em outros países para essa faixa etária e com certeza só trará benefícios. Observamos que após a vacinação conseguimos reduzir gradativamente o quadro epidemiológico em relação à circulação da Covid na cidade.”

DOSE DE REFORÇO

Londrina também diminuiu a faixa etária de quem pode tomar a dose de reforço da vacina da Jansen. A partir de agora, londrinenses com 18 anos ou mais e receberam a dose da fabricante já podem fazer o agendamento, desde que tenham tomado a unidose há, pelo menos, dois meses. São cerca de 13 mil pessoas nessa situação.

LEIA TAMBÉM:

- Saúde começa a enviar WhatsApp para londrinenses com vacina atrasada

POSTO VOLANTE

Com quase 34 mil moradores com a segunda dose atrasada e pessoas que ainda não receberam a vacina, a secretaria municipal de Saúde vai realizar nesta sexta-feira (17) e no sábado (18) a imunização “volante” ao lado do lago Igapó, na esquina da avenida Higienópolis com a rua Bento Munhoz da Rocha Neto, das 18h às 22h. A ideia é aproveitar a grande circulação de pessoas no lugar.

Não será preciso fazer agendamento prévio. "As equipes farão a abordagem das pessoas que estão fazendo a visitação e outras esquipes estarão vacinando. Vamos ter todos os fabricantes e primeiras, segundas e terceiras doses. Fazemos um apelo para a população se vacinar”, explicou.

Também nesta sexta e sábado servidores irão fazer o agendamento da vacina no Calçadão e em um shopping da zona leste da cidade, das 18h às 22h. No sábado os agentes estarão no centro das 9h às 18h.

Atualizada às 11h51

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.