A prefeitura de Londrina, por meio da Londrina Iluminação firmou parceria com o Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento), de Curitiba, para implantar um sistema de “telegestão” para aprimorar o controle do parque de iluminação do município, que tem 65 mil pontos de luz, e oferecer condições para o embarque de equipamentos especiais com as novas tecnologias 5G nas luminárias dos postes.

O presidente da Londrina Iluminação, Claudio Tedeschi, assina contrato com a Lactec
O presidente da Londrina Iluminação, Claudio Tedeschi, assina contrato com a Lactec | Foto: N.Com/Divulgação

O contrato entre a companhia pública municipal delegatária do serviço de iluminação pública de Londrina e a instituição paranaense especializada em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias foi assinado na tarde de sexta-feira (23) no gabinete do prefeito Marcelo Belinati.

Também participaram do ato o presidente da Londrina Iluminação, Claudio Tedeschi, e o presidente da Lactec, Luiz Fernando Vianna, além dos diretores e gerentes das duas empresas.

QUALIDADE

"Este projeto coloca Londrina num outro patamar em qualidade e prestação de serviços para a população", salientou o prefeito Marcelo Belinati. "Através dos pontos de iluminação teremos vários postes com equipamentos que poderão oferecer vários serviços, além do controle da iluminação pública. Teremos câmeras de segurança, de monitoramento, Wi-Fi, dispositivos que permitem controle do fluxo de veículos e mais uma série de equipamentos que poderão ser embarcados no poste para melhorar a vida das pessoas".

Com o projeto de telegestão, por exemplo, será possível a Londrina Iluminação fazer o controle das luminárias de ruas, avenidas, praças e parques públicos “à distância”, de forma remota, diretamente através do Parque de Operações da companhia. “Trata-se de uma solução tecnológica altamente desenvolvida que coloca Londrina, como Cidade Inteligente (smart-city), na vanguarda da melhor iluminação pública do país”, destacou Claudio Tedeschi.

INOVAÇÃO

A Lactec vai desenvolver o hardware (equipamento), os protótipos apropriados, todos os serviços relativos aos módulos de telegestão e de concentradores de dados, e inclusive acompanhará os testes e homologação do equipamento junto à Anatel. “Somos um centro de pesquisas autossustentável e sem fins lucrativos que oferece soluções a partir da ciência, da tecnologia e da inovação”, declara o presidente do instituto, Luiz Fernando Vianna.

O gerente sênior de Sistemas Eletrônicos e Digitais do instituto Lactec, Luciano Carstens, disse, na reunião com o prefeito, que até o final deste ano a empresa estará fazendo uma "prova de conceito" dos equipamentos na prática, nas ruas da cidade. O projeto para a implantação da telegestão da Londrina Iluminação tem um prazo de 36 meses para ser entregue.

Além da parceria entre a Londrina Iluminação e o instituto Lactec, o projeto também conta com a participação do Senai de Londrina, que vai desenvolver o software necessário para o controle de todo o sistema. O Senai fará, antes, testes de compatibilidade, desempenho e usabilidade e a entrega final do produto.

FINEP

O projeto todo está orçado em R$ 8.280.184,00, sendo que a maior parte dos recursos, no valor de R$ 5.869.440,00, vem através de um convênio, a fundo perdido, firmado entre a Londrina Iluminação e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que contou com a articulação política da deputada federal Luísa Canziani (PSD). O valor contratado não precisará ser retornado à Finep.

Para fazer jus à verba federal, o projeto da Londrina Iluminação foi classificado entre os cinco melhores do segmento de todo o país em uma seleção pública promovida no ano passado pela Finep.

TELEGESTÃO

Ao final do período de desenvolvimento das tecnologias do projeto, que a todo tempo será acompanhado por técnicos da própria Londrina Iluminação, serão instaladas aproximadamente 4.500 unidades de módulo de telegestão e 220 concentradores de dados em praças e parques públicos. A tecnologia também deverá ser expandida posteriormente para as principais ruas e avenidas de todo o município.

Através da telegestão da iluminação pública será possível, por exemplo, dimerizar (graduar) a intensidade de luz da luminária remotamente, para adequar a iluminação de forma setorizada, se for o caso, propiciando economia de energia/custo e oferecendo uma iluminação mais adequada para determinados períodos, inclusive nos solstícios de verão e inverno (com aproveitamento máximo da luz natural nestas ocasiões). Tudo isso poderá ser feito através de uma sala especial no Parque de Operações da Londrina Iluminação, na zona oeste da cidade.

Com o mesmo sistema também será possível efetivar a implantação de serviços 5G (internet das coisas), e ainda agilizar a identificação de um eventual problema nas luminárias e encaminhar a solução do mesmo. (

*Com informações do N.Com)

Contrato da Prefeitura com a Lactec  prevê o aprimoramento de 65 mil pontos de luz em Londrina com novas tecnologias 5G nos postes
Contrato da Prefeitura com a Lactec prevê o aprimoramento de 65 mil pontos de luz em Londrina com novas tecnologias 5G nos postes | Foto: NCom