Londrina divulga serviços de atendimento a mulheres vítimas de violência
Período de festas de fim de ano amplia os riscos; saiba onde buscar orientação e ajuda
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 23 de dezembro de 2025
Período de festas de fim de ano amplia os riscos; saiba onde buscar orientação e ajuda

Por conta da tendência histórica de aumento dos casos de violência contra as mulheres no período de fim de ano, entre festas, feriados e recessos, a Prefeitura de Londrina reforça a divulgação dos serviços para atender esse público.
De acordo com a assessora de Planejamento e Gestão da secretaria, Rosangela Portella Teruel, é importante ter em mente que as situações de violência ocorrem independentemente de classe social, idade, etnia, grau de escolaridade ou religião, entre outros marcadores sociais.
“Os casos dessa natureza costumam aumentar no período de festas de fim de ano, o que é comprovado por levantamentos oficiais. Segundo o Laboratório de Estudos de Feminicídios (Lesfem), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), os feminicídios cresceram 67% em finais de semana e feriados, entre janeiro e outubro de 2025, no Brasil, em comparação aos dias úteis”, informou.
A assessora da secretaria municipal acrescentou que, conforme este estudo, o aumento do risco está associado à convivência prolongada entre a vítima e o potencial agressor, intensificação das relações familiares e afetivas, maior consumo de álcool e outras drogas e redução das redes institucionais de proteção. “Por esse motivo, a SMPM costuma redobrar o alerta para o público nessa época do ano, orientando as vítimas a procurarem ajuda em momentos de perigo ou potencial risco”, enfatizou.
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Marisol Chiesa, destacou que as mulheres precisam ficar atentas aos sinais de violência, quaisquer que sejam, não normalizando comportamentos abusivos e estando prontas para acionar os serviços de proteção à mulher sempre que necessário.
Leia mais:
Números da secretaria
Os dados dos serviços de atendimento à mulher em situação de violência mostram o expressivo número de mulheres que necessitaram dos atendimentos da SMPM. De janeiro a novembro de 2025, o CAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) atendeu 257 casos novos e 120 casos recorrentes, totalizando 377 mulheres ingressando no serviço.
Além disso, foram realizados 3.375 atendimentos especializados nos setores de serviço social, psicologia e orientação jurídica. No mesmo período, a Casa Abrigo Canto de Dália abrigou 133 pessoas, sendo 64 mulheres e 69 crianças e adolescentes. Ainda foram realizados 1.796 atendimentos especializados de serviço social, psicologia, orientação jurídica e pedagogia.
Como procurar ajuda
Para situações de emergência que demandem intervenção imediata, a mulher ou a pessoa que está presenciando a situação de violência deve ligar para o 190 (Polícia Militar) ou 153 (Guarda Municipal).
Nas situações que a mulher estiver sob grave ameaça ou risco de morte, ela pode ser conduzida ou se dirigir pessoalmente à Central de Flagrantes da Polícia Civil, situada na avenida Rio Branco, 1.062. Lá a equipe policial da Central de Flagrantes entrará em contato com o Plantão da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres para que seja verificada a necessidade de acolhimento imediato na Casa Abrigo Canto de Dália.
Avaliado o risco, a mulher poderá ser acolhida juntamente com seus filhos e filhas com idade até 18 anos ou dependentes, onde ficará segura e protegida, para garantir sua integridade física e psicológica até que cesse o risco, seja pela medida protetiva de urgência, prisão do agressor, entre outros motivos.
É importante destacar que em todos os casos de violência doméstica e familiar, a mulher tem à sua disposição o Centro de Referência de Atendimento à Mulher, na avenida Santos Dumont, 408. Durante o recesso de final de ano, o CAM funcionará normalmente nos dias 22 e 23 de dezembro e 29 e 30 de dezembro, retornando a partir do dia 5 de janeiro de 2026, com os serviços de acolhida e atendimentos de psicologia, serviço social e orientação jurídica, para que a mulher consiga superar a situação de violência.
Serviços e contatos:
Delegacia da Mulher
Rua Almirante Barroso, 107, 1º Andar – Telefone: (43) 3322-1633
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.
Central de Flagrantes da Polícia Civil
Avenida Rio Branco, 1.062 – Telefone: (43) 3326-1995
Atendimento dos casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres: segunda à sexta-feira após às 18h, finais de semana e feriados.
Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CAM
Avenida Santos Dumont, 408 – Telefone: (43) 3378-0132
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
(Com informações do N.Com)


Da Redação
Jornalismo




